Organização

Quanto custa uma formatura?

Escrito por: Marina Holanda

Realizar uma formatura, seja do ensino médio ou da faculdade, pode custar uma boa quantia, pois se trata de uma festa de grande porte, envolvendo a contratação de várias empresas de serviços.  Mas você sabe exatamente quanto custa uma formatura

Em média, cada formando costuma desembolsar entre 3 e 20 mil reais para participar dessa comemoração, dependendo do curso. O valor exato vai depender da quantidade de alunos na turma, de quantos eventos a formatura terá e qual o porte e qualidade dos serviços contratados.

Normalmente, cursos como medicina e direito possuem formaturas mais caras, pois a maioria dos formandos preferem uma festa maior e mais luxuosa. O mesmo vale para faculdades particulares, onde os alunos costumam ter condições de investir mais nos eventos. 

O que influencia no valor?



Um dos principais fatores que irão influenciar no valor da formatura é a região. Diferentes cidades possuem diferentes valores para cada serviço. Grandes centros, como São Paulo e Rio de Janeiro, costumam ter, em média, serviços (como local e decoração) mais caros do que cidades menores. Quando somados todos os fornecedores, isso pode fazer uma grande diferença no orçamento.

Mas como você não tem como escolher a cidade em que a formatura será feita, já que provavelmente será a mesma em que você está estudando, existe outro fator que pode deixar a formatura muito mais cara ou não: o nível da festa.

Em uma formatura comum, a turma costuma escolher uma banda local e um DJ para tocar durante a noite e serviços de buffet e decoração que supram as necessidades sem serem muito ostentosos. Quando o sonho da formatura inclui uma festa de alto padrão, é preciso ficar mais atento à arrecadação para que não falte dinheiro para nada.

lista de fornecedores de uma formatura



Outro fator que pode deixar a formatura bem mais barata para cada aluno é a quantidade de formandos que aderem. Alguns serviços não variam tanto de acordo com a quantidade de convidados, por isso vai valer muito mais a pena ter mais formandos participando para dividir esse valor entre eles.

Em 2014, o baile da USP contou com Paralamas do Sucesso, Molejo e Banda Eva, em uma formatura que custou mais de 2 milhões de reais. Porém, com 460 formandos participantes, o valor pago por cada um não chegou a R$3 mil. 

Já a turma de 2018 da FACERES teve Anitta como atração principal do baile, em uma formatura que custou cerca de 1 milhão de reais. Mas, diferente da USP, eles contaram com apenas 71 formandos, o que fez com que o valor individual saltasse para R$14 mil reais. 

Como você pôde perceber, o custo da formatura é uma soma de diversos fatores e depende da sua turma controlar algumas variáveis para fazer uma festa mais robusta ou mais econômica, de acordo com a realidade de vocês.

Como economizar?



Mesmo que saia mais caro, você e sua turma escolheram uma formatura maior e com serviços mais caros? Ainda há esperança! Existem algumas formas de deixar o valor das parcelas pagas por cada formando mais baratas.

1. Arrecadação antecipada


É comum que as turmas deixem pra pensar em formatura só nos últimos períodos do curso. Aí é aquela correria para contratar a empresa de cerimonial e começar a arrecadar para dar tempo de se formar na hora certa. 

Mas começar a arrecadar nos primeiros períodos da faculdade é bem melhor e só traz benefícios. Além de aumentar a adesão por parte dos formandos, já que as parcelas ficam mais baratas, a turma consegue uma melhor negociação com os fornecedores na hora da contratação, pois terão a maior parte do valor e poderão pagar à vista ou com uma boa entrada. 

>> Blog: Arrecadação antecipada para formatura: o que é?

2. Arrecadação extra


Na maioria das formaturas, a arrecadação extra tem um papel importantíssimo no fundo da formatura. Em turmas bem organizadas e proativas, até 40% ou 50% da arrecadação pode vir de rifas, eventos extras e outras formas de juntar um dinheiro além das parcelas dos formandos.

O que manda aqui é a criatividade. Quanto mais ideias sua turma tiver e conseguir colocar em prática, melhor e mais barata será a formatura. Confira nosso post com várias ideias para criar arrecadações extras.

3. Investimento


Durante o período de organização e arrecadação para a formatura, a turma terá um certo dinheiro guardado até chegar o momento de pagar os fornecedores. Você concorda que deixar esse dinheiro parado é um desperdício?

A forma mais segura de investir o dinheiro da formatura é através de uma plataforma especializada, como a Sua Formatura, onde o dinheiro irá render 100% do CDI todos os dias úteis. No fim, sua turma terá um dinheiro a mais sem ter nenhum trabalho a mais. Mas fique ligado, pois essa dica só funciona para turmas que decidem arrecadar por conta própria, ou seja, sem a intermediação de uma empresa de cerimonial.

Como juntar o dinheiro?



Agora que você já tem uma ideia de quanto custa uma formatura, fica a dúvida: e agora? A forma mais tradicional de arrecadar dinheiro para a formatura é através de uma empresa de cerimonial (também conhecida como agência de formatura). Mas essa não é a única forma de arrecadar que você e sua turma têm.

Talvez a arrecadação independente seja mais indicada, principalmente se a arrecadação antecipada, o investimento e a autonomia da turma forem importantes para vocês. 

Vocês podem ganhar muito mais segurança, economia e transparência utilizando a Sua Formatura, por exemplo! Com a gente, você tem tudo que a sua turma precisa para começar a arrecadar e uma equipe completa para te ajudar em todos os detalhes. Cadastre sua turma agora e conheça as possibilidades!

ebook comissao de formatura

Marina Holanda
Marina Holanda

Relações Públicas, especialista em Comunicação Digital, produtora de conteúdo e amante de podcast.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.