Arrecadação

Como arrecadar mais para a formatura

Escrito por: Marina Holanda

Fazer uma formatura é um dos maiores sonhos dos estudantes. Afinal, nada melhor que uma grande festa para comemorar o fim do curso e a entrada no mercado de trabalho.

Mas bancar uma festa desse porte pode não ser uma tarefa tão simples. Em todas as formaturas, os alunos contam com algumas estratégias para arrecadar um dinheiro extra, além da mensalidade paga por cada um.

Fica ligado, que vamos contar como aumentar a arrecadação da formatura e ter mais dinheiro disponível para conseguir fazer a festa perfeita!

Número de formandos


Pode parecer óbvio, mas a forma mais fácil de arrecadar mais é aumentar o número de alunos participantes na formatura. 

Para algumas comissões, convencer os colegas a aderir pode ser o maior desafio, por isso é importante ter um planejamento bem estruturado, de forma que a turma sinta confiança em participar e encoraje cada vez mais gente a entrar. 

Outra maneira é oferecer incentivos a quem aderir até determinada data, descontos, como convites extras ou sorteio de algum prêmio. Isso aumenta o senso de urgência e faz com que mais pessoas participem logo nas primeiras semanas. 

Rifas


As rifas já são marca registrada dos formandos. Quem nunca comprou uma só pela insistência do colega, não é mesmo? A verdade é que ela é tão usada porque possibilita lucrar bastante com um trabalho relativamente simples.

As turmas costumam realizar várias rifas por ano, de preferência com prêmios bons, como celulares, smartwatches e ingressos de show, que incentivam a compra. Esses prêmios podem ser comprados ou conseguidos por doações de pais ou professores, o que aumenta ainda mais o lucro da rifa.

Cada formando deve ter uma meta mínima de rifas vendidas e quem não conseguir vender tudo deverá pagar a diferença. Assim, a comissão terá certeza que não sairá no prejuízo. 

Eventos


Os eventos também são muito comuns, afinal, que universitário não gosta de uma festa? Organizar churrascos, pool partys, festas temáticas e baladas podem dar um bom dinheiro. Mas muita atenção ao planejamento! É preciso ter todos os gastos na ponta do lápis para a turma não sair no prejuízo. 

Além das festas, também é possível fazer eventos acadêmicos, como palestras e mesas de debate, cobrando um valor de participação. Assim como as festas, todos os gastos precisam ser bem calculados, desde a divulgação até os materiais que serão disponibilizados para os participantes. 

Nesses casos, busque patrocínio com a própria faculdade. Na maioria das vezes ela disponibiliza um auditório gratuitamente e ainda pode dar uma força em mais algum custo que o evento possa ter.

arrecadação extra para formatura com festa na piscina


Bazar


Todo mundo tem uma roupa ou um livro que está parado há anos no armário. Por que não doá-lo para o bem da formatura? Um bazar com itens dos próprios formandos pode gerar um bom valor a mais.

Para aumentar ainda mais a variedade de itens, os alunos também podem pedir doações para a família e amigos. Mas vale ficar de olho na qualidade! Não dá pra vender roupa manchada ou sapato com a sola descolada. 

Conseguiu um bom número de itens? Agora é organizar, colocar preço em tudo e caprichar na divulgação. Normalmente os bazares duram apenas um dia, mas se tiver muita coisa é possível fazer dois ou três dias de venda. 

Vaquinha


Essa uma forma de arrecadar dinheiro de maneira colaborativa e tudo que você vai precisar é um bom poder de convencimento e uma plataforma para receber os pagamentos.

A vantagem da vaquinha é que você pode enviar o link da plataforma e até pessoas que moram longe, como aquela tia de terceiro grau, pode ajudar com alguma quantia. 

Normalmente a vaquinha, ao contrário da rifa, não oferece nada em troca, então os formandos vão precisar caprichar no texto de apresentação e convencer os outros a ajudarem a formatura. Se preferirem, é possível fazer um sorteio entre os participantes, inclusive aumentando as chances de acordo com o valor doado.

Produtos personalizados


Use a criatividade e o talento de alguns alunos para criar produtos exclusivos e vendê-los para arrecadar mais uma grana.

Pode ser camisas, canecas, cadernos personalizados e o que mais for possível criar. A venda pode ser feita pessoalmente, pelo Whatsapp ou pelas redes sociais. Aproveite todos os formandos para divulgarem aos seus conhecidos e, com certeza, vocês terão uma clientela boa.

Essas são algumas ideias para sua turma ter um dinheiro a mais para bancar a formatura, mas vocês podem pensar em outras alternativas para arrecadar mais e deixar a festa ainda melhor.  Tem outras ideias? Deixa aqui nos comentários!

A plataforma SuaFormatura te ajuda a gerenciar a formatura e ainda oferece formas de arrecadar mais através de vaquinha, rifa digital e até rendimento automático do dinheiro arrecadado! Que tal dar uma conferida?


ebook formatura em 5 passos


Marina Holanda
Marina Holanda

Relações Públicas, especialista em Comunicação Digital, produtora de conteúdo e amante de podcast.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.