Dicas

O que fazer quando bate a ansiedade para formatura?

Escrito por: Marina Holanda

Só quem já foi estudante sabe como é a sensação de ter várias tarefas se acumulando no fim do ano. Provas, estágio e projetos acadêmicos se misturam na rotina do estudante. Quando percebemos, já passamos da metade da graduação e do nada bate aquela ansiedade para formatura, não é mesmo? 

A preocupação com a festa é totalmente justificável. Afinal, representa um momento único em nossas vidas. É o fim de um ciclo importante e o início da jornada na carreira escolhida. É natural querer que tudo saia conforme o planejado e sonhado!  

A questão é que o ambiente universitário representa, ao mesmo tempo, uma das melhores sensações de nossas vidas e uma fase de muitas cobranças por desempenho. São os dois lados da mesma moeda que os formandos precisam equilibrar ao longo de quatro, cinco, seis anos. 

O segredo, portanto, é saber controlar essas preocupações no dia a dia. Sem a devida orientação, o jovem pode comprometer sua saúde física e mental ao se envolver em diferentes projetos e acumular várias tarefas. É preciso identificar a hora certa de se dedicar a um assunto em contraponto a outro. 

Não é fácil, mas controlar a ansiedade para formatura é possível. O importante é saber quais são os verdadeiros motivos que rondam a cabeça dos estudantes e, a partir daí, seguir alguns passos que ajudam a moderar essas questões. Assim, as pessoas ficam mais confiantes para encarar os desafios que surgirem pela frente. 

De onde vem as preocupações? 


Para conter o nervosismo e o estresse, o primeiro passo é identificar os verdadeiros motivos dessa preocupação. É um período da vida que realmente acumula diferentes situações importantes, como provas finais, TCC, busca por emprego, mudança de cidade em alguns casos, entre outros fatores. 

Em muitos casos, a ansiedade para formatura não é pela festa em si, mas pelo que ela representa. A incerteza do futuro com o fim da graduação costuma assustar os jovens. De repente, eles não são mais estudantes e precisam decidir questões como sair ou não da casa dos pais e encontrar um emprego na área.  

+ QUER DICAS PARA CONCILIAR O ESTUDO, A FORMATURA E O TRABALHO? VEJA AQUI!

Mas há também aqueles que se preocupam com a festa, principalmente os integrantes da comissão. Será que os fornecedores darão conta do serviço? Será que tudo foi planejado corretamente? O medo de que alguma coisa dê errado durante o evento é grande e atormenta os universitários. 

Como controlar a ansiedade para formatura? 


Não há uma fórmula mágica que milagrosamente acalma os estudantes em final de curso. Em todo o caso, a melhor recomendação é garantir que tudo esteja pronto para a festa e compreender que a turma fez o seu melhor. E se algo não sair como combinado, tudo bem! às vezes isso ocorre e faz parte de um grande evento.

Além disso, os quatro passos a seguir também ajudam os jovens a controlar a ansiedade para formatura. Confira: 

Não deixe para a última hora


Um dos principais fatores de estresse dos formandos é justamente a falta de planejamento. De repente, a turma precisa decidir uma série de questões nos meses que antecedem a festa. Assim, é claro que a chance de algo dar errado é muito maior. 

O velho ditado é sempre válido: a pressa é inimiga da perfeição. Para ter tranquilidade e decidir com calma os assuntos relacionados à formatura, planeje com antecedência e escolha os melhores fornecedores. 

Valorize a transparência nas decisões


Uma forma de combater a ansiedade para formatura é evitar surpresas e desentendidos. Ninguém quer chegar na hora da festa e encontrar algum protocolo ou serviço contratado que não foi explicado anteriormente. 

A transparência é a chave aqui. Quanto mais informações os estudantes tiverem, melhor eles se preparam para os desafios. Portanto, é importante a comissão compartilhar com toda a turma o andamento de seus trabalhos e tomar decisões de forma conjunta. 

+ QUER MAIS DICAS E INFORMAÇÕES SOBRE FORMATURAS? ACESSE NOSSO FACEBOOK, INSTAGRAM E YOUTUBE!

Converse e tire dúvidas 


É natural ter dúvidas sobre os processos que envolvem a festa de formatura. A questão é que muitos jovens, por medo, receio ou até orgulho, não compartilham suas dúvidas. Isso pode acarretar uma reação em cadeia que compromete até mesmo o desenvolvimento da cerimônia. 

Em alguns casos, é recomendável aos formandos compartilhar questões relacionadas à formatura com pessoas que não integram sua turma. Uma simples conversa com pais, amigos e até veteranos na faculdade esclarece e tranquiliza a mente e o coração dos estudantes.   

Conte com apoio especializado


Para garantir que as vontades da turma sejam cumpridas, os alunos tomam as rédeas da situação e organizam por conta própria sua festa de graduação. O problema é que o acúmulo de decisões pode acarretar problemas mais graves com a ansiedade para formatura. 

Coordenar sua própria comemoração não significa dispensar qualquer apoio especializado. É possível contar com uma plataforma on-line capaz de agilizar a arrecadação e a escolha dos fornecedores, sem interferir nas principais decisões tomadas pela turma. 

Não se desespere com o pós-formatura


Além da festa, a maioria dos formandos também se preocupam com o que vai acontecer na sequência. Isto é, com a procura por emprego na área e a construção da carreira com a qual sempre sonhou. 

Pensar nisso é importante, sem dúvida, mas há momentos propícios para se dedicar a esse assunto! Monte uma rotina para atender todas estas questões e, enquanto estiver pensando na formatura, não deixe que seus receios com o mercado de trabalho pressionem ainda mais sua cabeça! 

Deixe a preocupação da formatura com a gente!


A formatura deve ser um momento de alegria e não de preocupação. É um momento para compartilhar os feitos alcançados durante a graduação e se preparar para o futuro. Para isso, conte com os serviços da Sua Formatura

Nós temos uma plataforma on-line completa que auxilia os estudantes na preparação, arrecadação, busca por fornecedores e demais situações inerentes à festa! Além disso, aqui no blog você encontra dicas e informações que auxiliam a passar por esse período tranquilamente e sem medo! 

O que achou do texto? A ansiedade para formatura já bateu em você ou ainda está calmo?! Conte para a gente nos comentários e aproveite para saber tudo sobre o Baile de Formatura!

Marina Holanda
Marina Holanda

Relações Públicas, especialista em Comunicação Digital, produtora de conteúdo e amante de podcast.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *