Organização

Tudo sobre o baile de formatura

Escrito por: Marina Holanda

O baile de formatura é o evento mais esperado pelos alunos que estão completando os estudos, seja do Ensino Médio ou do Ensino Superior. E não é por menos, né? Se trata de uma noite especial, com muito luxo, música, comida gostosa e, claro, pessoas importantes para os formandos. 

Com tanta expectativa, queremos que tudo saia perfeito e sem defeitos. Mas, afinal, o que acontece no baile e quais são os principais pontos que a comissão e os formandos precisam ficar atentos na hora de organizar a festa? 

baile de formatura


Local ideal



Escolher um bom lugar para fazer o baile é essencial para começar a definir todos os outros detalhes. Primeiro, saiba quantas pessoas irão participar, entre formandos e convidados, para saber a capacidade mínima que a casa de festa precisa ter. 

Para o conforto dos convidados, também é bom escolher uma área central da cidade, facilitando para quem precisar pedir um Uber na hora de voltar. O estacionamento também é importante, por isso, dê preferência para locais que possuem estacionamento próprio. 

Por último, mas não menos importante, confira as condições da estrutura. Veja se está bem conservada, se possui os alvarás de funcionamento em dia e se tem todos os equipamentos de segurança, como detector de fumaça e extintores de incêndio.

Decoração e ponto de fotos



A decoração é a alma da festa e um dos assuntos que serão elogiados no dia seguinte pelos convidados. Vários bailes de formatura possuem um tema, como, por exemplo, “circo”, “cassino” ou “baile de máscaras”. Assim, a decoração irá seguir esse tema e deixar toda a experiência mais divertida

Para fazer a decoração, procure empresas que já possuem experiência com formaturas. Elas irão saber com mais exatidão o que é necessário para que o baile seja perfeito. Por exemplo, é preciso ter um espaço específico e bem decorado para que os formandos possam ser fotografados, tanto sozinhos quanto com familiares e amigos. 

Organização das mesas



Cada formando tem direito a uma mesa exclusiva para os seus convidados. O número de lugares disponíveis dessa mesa vai depender do contrato assinado pela turma, afinal, mais convidados aumenta o custo da festa e, consequencialmente, o valor pago mensalmente pelos formandos.

Se o número de lugares não foi suficiente para chamar todo mundo que você queria, dá para comprar convites extras, porém raramente é possível acrescentar esses lugares à mesa. Para isso, existem espaços específicos com sofás e puffs para quem quiser descansar as pernas. E como seus convidados passarão boa parte do tempo na pista de dança, dá até para revezar os lugares à mesa. 

Na entrada do baile, uma recepcionista deverá indicar a mesa separada para o formando, assim ninguém precisa ficar procurando qual é a mesa certa.

Buffet



Chegou a melhor parte do baile de formatura: comidinhas gostosas! A comida é muito importante para a qualidade da festa, por isso, nada de tentar economizar uma empresa meia boca. A comissão deverá participar de sessões de degustação de cada um dos pratos que serão servidos antes de assinar o contrato com a empresa (trabalho difícil, né?).

O buffet de uma formatura tem um cronograma a ser seguido, afinal, a festa pode durar até 10 horas. Em cada horário definido, um tipo de comida é servido, como entrada, jantar, lanche e até café da manhã. 

O bar também tem um papel essencial para garantir a alegria do pessoal e normalmente fica funcionando durante toda a festa.

Apresentação dos formandos e valsa



Ainda no início da noite, é hora de fazer a entrada oficial dos formandos e a valsa. A entrada pode ser individual ou em grupos, com músicas selecionadas pelos próprios alunos. Aqui os formandos têm a liberdade de dançar, brincar e o que mais vier à cabeça, afinal, é um momento deles. 

Depois acontece a valsa, o momento mais esperado pelos pais e o mais bonito da celebração. A valsa oficial costuma ser dançada com o pai ou a mãe, mas no decorrer o formando pode trocar de parceiro e chamar padrinhos, namorado, namorada ou outro familiar. 

valsa em baile de formatura


Para finalizar, tem o brinde com todos os formandos para comemorar essa conquista tão sonhada!

Atrações musicais



Terminadas as formalidades do baile, é hora de se soltar e aproveitar as atrações contratadas para animar a noite. O número de atrações varia do desejo da turma e do dinheiro disponível. A maioria possui uma ou duas bandas e um DJ. Já outras formaturas podem ter até seis atrações em uma única noite. 

Se seus colegas têm gostos musicais muito diferentes, pode ser interessante chamar bandas de diferentes estilos para deixar todos terem seu momento especial.

Vá em um baile antes de organizar o seu



Se você nunca foi em um baile de formatura ou não parou para observar os detalhes nos bailes que foi, pode pedir para sua empresa de formatura contratada levar alguns membros da comissão em um dos bailes organizados por ela.

Além de poder ver o que gostaria ou não de ter no baile de vocês, também é uma oportunidade para observar a qualidade do serviço oferecido pela empresa e pelos fornecedores.

Dicas



Para fechar com chave de ouro, separamos umas dicas para te ajudar a aproveitar seu baile por completo!

  • Convide só quem te faz feliz: não fique achando que tem que convidar o namorado da prima só para ser educado. Esse momento é seu e só quem deve fazer parte dele são pessoas importantes para você
  • Descanse antes: como falamos acima, o baile pode durar muitas horas e, para aproveitar cada detalhe, você deve estar bem inteiro. Por isso, tente dormir um pouco a mais e evite preocupações desnecessárias nas horas que antecedem.
  • Beba muita água e se alimente: tudo bem que você quer se jogar e curtir cada segundo, mas não esqueça que seu corpo precisa de cuidados mesmo durante a festa. Não abuse de bebidas alcóolicas a ponto de precisar sair mais cedo ou nem lembrar como foi a festa.
  • Tire fotos! Mesmo que não seja permitida a entrada com câmeras, tire fotos do celular e grave vídeos com seus amigos e família, mesmo que já tenha tirado as fotos oficiais. Depois, vai ser ótimo rever esses registros e relembrar como foi incrível.


Agora que você já tem uma ideia de como funciona um baile de formatura e no que precisa prestar atenção, é só caprichar na organização e curtir a melhor festa da sua vida! 



ebook formatura em 5 passos
Marina Holanda
Marina Holanda

Relações Públicas, especialista em Comunicação Digital, produtora de conteúdo e amante de podcast.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *