Carreira

Formatura e estágio: 5 dicas para conciliar os estudos com o trabalho

Escrito por: Marina Holanda

Um dos maiores desafios dos períodos finais dos cursos de graduação é encontrar a melhor forma de manter um ritmo de estudo eficaz e ingressar no mercado profissional. É um quebra-cabeça que exige muita dedicação para que haja uma conciliação adequada entre formatura e estágio no dia a dia.

Esta é a realidade de mais da metade dos jovens brasileiros. Segundo o Mapa do Ensino Superior no Brasil 2020 divulgado pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior Privado (Semesp), 61,8% dos alunos de instituições privadas trabalham e estudam ao mesmo tempo. Já no caso dos universitários de instituições públicas, o índice é de 40,3% do seu total.

Estes números só confirmam a realidade complicada de quem tem que se dividir e se empenhar igualmente em dois projetos importantes para o seu futuro.

Para ajudar, nós, da Sua Formatura, separamos algumas dicas preciosas que podem contribuir muito nesse jogo da vida real.

5 dicas para conciliar trabalho e estudos 



1) Tenha organização: É impossível dar conta de tudo sem um mínimo de organização. Faça uma lista do que precisa fazer e para quando e organize um cronograma de demandas diárias, semanais e até mensais. Procure não deixar tudo para última hora, uma vez que um imprevisto pode atrapalhar suas entregas em ambos lugares.

Se é adepto de tecnologias, tem diversas plataformas que podem te ajudar como o Trello, Quire ou Azana. Mas, se preferir, uma lista escrita à mão em um caderno, agenda ou planner pode ter a mesma funcionalidade. 

2) Crie uma rotina: Além de um calendário a longo prazo, quem tem em mente formatura e estágio deve sistematizar o seu dia. Estabeleça horários fixos para dormir e acordar, entenda quanto tempo tem para se dedicar a suas refeições, seu estágio, sua faculdade e até mesmo o deslocamento. Padronizar algumas dessas situações permite que seu corpo se acostume e até que encontre uma forma de otimizá-las.

Inclua também momentos de lazer e descanso na sua rotina com a mesma importância das suas demais práticas. Isso vai contribuir para manter sua saúde mental e física, e fazer com que tenha bom desempenho em todas as suas funções. 

+ QUER MAIS DICAS E INFORMAÇÕES SOBRE FORMATURAS? ACESSE NOSSO FACEBOOK, INSTAGRAM E YOUTUBE!

3) Invista na comunicação com seu chefe: A dupla jornada exige muito do formando e, em muitos momentos, vai ser preciso negociar saídas antecipadas, entradas tardias ou até mesmo ausências para que possa dar conta de todos os trabalhos e estudos para as provas. Uma boa relação com seu superior pode facilitar nessas situações.

Esse relacionamento pode ainda servir como uma espécie de mentoria após o período de formatura e estágio para sua carreira, ajudar a ter uma visão mais real do mercado em que pretende atuar e te fazer entender os desafios desta profissão, além de te permitir uma troca de pontos de vista.

4) Invista no seu relacionamento com seus colegas: Assim como ter alguém que te dê suporte no estágio, é importante ter uma boa relação com outros alunos da sua turma. Eles podem te ajudar a dividir os afazeres da faculdade, tirar dúvidas e agilizar trabalhos, entre outros.

O dito popular de “uma mão lava a outra” vale perfeitamente para esses casos. Muitas vezes, seus amigos irão te ajudar com as demandas universitárias, mas também poderão recorrer a você quando precisarem se dividir entre os estudos e o trabalho.

5) Entenda o que é prioridade: Ainda que o estágio seja uma porta relevante para sua entrada no mercado de trabalho e te proporcione experiências práticas, fazendo com que você se aperfeiçoe ou descubra a área em que mais se identifica, é primordial focar nos estudos.

Tenha responsabilidade com seus compromissos, mas dê preferência para estudar para as provas, realizar os trabalhos, recuperar notas em matérias mais desafiadoras. Neste momento, a organização que citamos anteriormente pode te ajudar a dar conta de tudo.

Como o Sua Formatura pode ajudar quem faz formatura e estágio?



Por nos importarmos com aqueles que estão na reta final de suas formações acadêmicas, nós, da Sua Formatura, facilitamos todo processo de planejamento, organização e realização das festas de graduação, uma vez que permitimos que tudo isso possa ser realizado de forma on-line.

Além disso, também disponibilizamos para aqueles que estão conciliando formatura e estágio conteúdos interessantes por meio do nosso blog. Abordamos temas que vão desde a comissão de formatura, como escolher os melhores fornecedores até como conquistar o primeiro estágio

Se você está passando por isso, conta nos comentários como tem sido a sua experiência e como você tem feito para conciliar os estudos e o estágio.

Marina Holanda
Marina Holanda

Relações Públicas, especialista em Comunicação Digital, produtora de conteúdo e amante de podcast.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *