Carreira

Como conseguir o primeiro estágio

Escrito por: Marina Holanda

Você, universitário, sonha em terminar o curso, conseguir um bom emprego e ter sucesso na carreira, né? Mas, como tudo na vida, é preciso dar um passo de cada vez, sendo o mais básico deles conseguir o primeiro estágio.

O estágio costuma ser a primeira experiência profissional de qualquer estudante e é muito importante para te trazer uma vivência mais real da profissão escolhida, além de abrir as portas para futuros empregos, seja através do conhecimento que você teve ou através das pessoas que conheceu.

Conseguir essa vaga, porém, pode ser algo intimidante, já que é o primeiro contato com o mercado de trabalho que você provavelmente terá. Por isso, vamos dar algumas dicas para sair na frente na busca pelo primeiro estágio!

1. Capriche no currículo



Em um processo seletivo tradicional, seu currículo vai ser o primeiro contato que a empresa vai ter com você. Por isso, é preciso que ele expresse bem quem é você, tanto referente às suas habilidades e experiências, quanto à sua personalidade.

Faça um currículo bonito e organizado, que seja facilmente entendido, e o revise diversas vezes para identificar qualquer erro de português. 

Como provavelmente será sua primeira experiência, vale a pena colocar qualquer atividade que tenha acrescentado conhecimento ou superação de desafios. Por exemplo: trabalhos voluntários, participação em clubes ou grêmios estudantis, tanto na faculdade como no ensino médio, e cursos complementares.

2. Faça cursos



Por falar em cursos, esse vai ser um dos maiores diferenciais quando não se tem experiência profissional para acrescentar no currículo.

Os cursos escolhidos vão depender da sua área de atuação, porém qualquer um vai mostrar para os empregadores que você não é uma pessoa acomodada e está sempre em busca de aprender mais. Ponto pra você! 

Existem diversas plataformas online que oferecem cursos gratuitos de curta duração. Até esses já ajudam a dar uma melhorada no seu currículo, além de terem conteúdos que podem ser bastante úteis quando você começar a trabalhar. 

primeiro estágio


3. Peça indicação



O mercado de trabalho, principalmente em cidades menores, funciona muito por meio de indicações e é algo você vai observar mais de perto após começar no primeiro emprego. Ainda na faculdade, é possível aproveitar essa particularidade para buscar vagas de estágio.

Os professores costumam ter um contato próximo com profissionais que atuam no mercado e com certeza poderão informar sobre vagas abertas. Além disso, se você se destacar como um bom aluno nas aulas, os próprios professores poderão te indicar para essas vagas, caso alguma empresa peça a opinião deles. 

Converse com seus professores favoritos e com colegas que já estão estagiando e informe que você está em busca de uma oportunidade. Se aparecer algo, o seu nome será logo lembrado. 

4. Seja profissional



Ao começar a procurar emprego, você precisa ficar mais atento às suas atitudes e postura, tanto pessoalmente quanto nas redes sociais. 

É comum os recrutadores darem uma olhada nos perfis online dos candidatos, portanto evite postar e compartilhar coisas que possam ser prejudiciais para sua imagem.

5. Prepare-se



O envio do currículo é só a primeira etapa. Se você for escolhido, precisará passar por uma seleção presencial ou por vídeo chamada. 

É importante se preparar, estudar a empresa e os conceitos básicos para a realização do trabalho que você está se candidatando. Por ser estágio, a empresa não irá te cobrar conhecimentos aprofundados ou experiência, mas é importante mostrar que você tem vontade de aprender e disposição para fazer um trabalho bem feito.

Na conversa com o recrutador, seja pontual (atrasos para a entrevista deixa uma péssima primeira imagem) e educado. Essa etapa serve para identificar se sua personalidade é compatível com a vaga e seus valores estão de acordo com a empresa. Por isso, seja você mesmo. Não vale a pena mentir só para agradar o recrutador.

6. Tenha foco



Dificilmente o estágio ideal vai aparecer facilmente na sua frente. É preciso foco e paciência para continuar buscando as vagas e aguardando as respostas das empresas.

Não se deixe desanimar com as primeiras negativas. Os “nãos” fazem parte da experiência e eles vão te ajudar a melhorar cada vez mais. 

Lembre-se que em alguns cursos é possível estagiar logo nos primeiros períodos. Em outros, só é permitido estagiar nos períodos finais. Vale a pena procurar informações para começar sua procura de forma mais assertiva.

Gostou dessas dicas? Compartilhe com seus amigos e deixe um comentário! Boa sorte!

formatura em 5 passos
Marina Holanda
Marina Holanda

Relações Públicas, especialista em Comunicação Digital, produtora de conteúdo e amante de podcast.

1 comentário

  • thamyres

    Verdade, manter a imagem e o profissionalismo em todos os momentos é crucial para traçar seu caminho no mercado de trabalho, estar preparado e não ter medo de novos desafios é a pedida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *