Dicas

O que fazer após o ENEM 2020?

Escrito por: Marina Holanda

É uma verdadeira maratona: o aluno estuda e se prepara, física e mentalmente, para dois dias de provas que podem mudar sua vida. É um ano inteiro de dedicação para chegar nesse momento. Contudo, o que fazer após o ENEM 2020? A resposta é manter a concentração para não perder as principais datas do programa. 

Engana-se quem pensa que o ENEM termina com a entrega da folha de respostas ao final do segundo dia de provas. Na verdade, é apenas o fim de uma etapa. Até porque procedimentos importantes acontecem justamente após a realização do exame, com a divulgação dos resultados e a correria para entrar numa universidade. 

Isso porque a nota do aluno é a base para o SiSU, o Sistema de Seleção Unificada. O programa do governo federal oferece vagas em universidades públicas de todo o Brasil, sejam elas federais, estaduais ou municipais. Por conta disso, a disputa é concorridíssima e o aluno precisa estar atento para realizar sua inscrição logo no início. 

Dessa forma, a resposta para o questionamento sobre o que fazer após o ENEM 2020 deve levar em consideração o cronograma da prova. Os próximos passos são cruciais para conseguir a tão sonhada vaga no ensino superior ainda em 2021 – e a divulgação da nota é apenas o início dessa jornada. 

Portanto, os alunos que estão curtindo o merecido descanso mental após a realização das provas em janeiro, devem manter a atenção no calendário. Lembre-se que o ENEM é a principal porta de entrada para o ensino superior. Quanto mais informações tiver nesse momento, mais fácil vai ser conseguir a vaga dos seus sonhos. 

+ VEJA DICAS PARA CONSEGUIR SEU PRIMEIRO EMPREGO NA GRADUAÇÃO! CLIQUE AQUI!

O que fazer após o ENEM 2020? Se preparar! 



Após entregar a última folha de respostas, principalmente após um ano atípico de pandemia de covid-19, é natural que o aluno relaxe e até desconecte-se da sua rotina de estudos. Mas como falamos no início, trata-se de uma maratona: ainda há uma caminhada longa pela frente até atingir o objetivo final. 

O primeiro passo sobre o que fazer após o ENEM 2020 é manter o planejamento traçado antes da prova. Descanse sim, mas mantenha uma rotina de acompanhamento das principais notícias relacionadas ao exame. Veja quais decisões e medidas estão sendo tomadas pelas autoridades e que podem impactar na divulgação. 

Depois disso, monte um calendário com as principais datas. Pode ser no celular, no papel, no planner ou na agenda. Não importa a plataforma, mas sim o propósito. Ao ter em mente quais são os dias de divulgação e de inscrição no SiSU, o estudante consegue focar e se dedicar ao assunto sem ser tomado pela ansiedade. 

Qual o passo a passo após a prova? 



Em uma situação normal, as notas já teriam sido divulgadas e os alunos já estariam se preparando para as aulas na graduação. Contudo, a pandemia de covid-19 embaralhou o cronograma e o processo seletivo deve se estender até abril. Confira: 

Divulgação de notas


Após a realização das provas (nesta edição com a novidade do exame digital para alguns candidatos), os alunos precisam ficar atentos à divulgação oficial do resultado pelo governo federal. Isso deve acontecer até 29 de março de 2021. É pela nota das provas objetivas e da redação que o aluno se candidata às vagas disponíveis. 

Inscrição no SiSU


O que fazer após o ENEM 2020 com as notas em mãos? Simples, realizar a inscrição no SiSU (Sistema de Seleção Unificada), programa que distribui vagas em universidades públicas federais, estaduais e municipais. 

Há opções para todos os cursos, mas é preciso ficar atento ao prazo: as notas de cortes são altas, a disputa é bastante concorrida e é preciso ser rápido na escolha. As datas de inscrição desta edição ainda não foram divulgadas, mas devem ocorrer na primeira quinzena de abril. 

ProUni e FIES


Não conseguiu a vaga em uma universidade pública pelo SiSU? Calma, não é o fim da linha! O sonho do curso de graduação pode ser obtido por meio do ProUni, programa que concede bolsas de estudos parciais ou integrais em faculdades privadas de qualidade. A nota do ENEM também auxilia na busca por financiamento estudantil (FIES) com condições vantajosas de pagamento. 

ENEM como processo seletivo em faculdades


Por fim, uma alternativa para conseguir entrar em um curso superior é utilizar a nota do ENEM como processo seletivo em faculdades privadas. Muitas utilizam esse modelo para que o aluno possa garantir sua vaga sem ter que fazer o vestibular. Contudo, cabe ao jovem escolher a instituição e se informar sobre este processo. 

Não deu certo? Tente de novo.


Mesmo com todas as opções, muita gente não passa no curso ou na faculdade sonhada. Se for o seu caso, não tem problema. Use essa experiência como aprendizado e continue estudando para fazer o ENEM 2021 e tentar a vaga ideal. Afinal, é o seu futuro, e só você pode traçar seu objetivo para o ensino superior.

+ QUER MAIS DICAS E INFORMAÇÕES SOBRE FORMATURAS? ACESSE NOSSO FACEBOOK, INSTAGRAM E YOUTUBE!

A graduação é só o início do sonho



O estudante que se pergunta sobre o que fazer após o ENEM 2020 hoje é o calouro de amanhã que estará vivenciando toda a experiência que a graduação tem a oferecer. Ele vai ampliar seu conhecimento, seu círculo de amigos e estará entrando na vida adulta, tomando decisões que impactarão sua vida dali por diante. 

Por conta disso, quando entrar no ensino superior, busque soluções que ajudem nas questões relacionadas ao curso, como a formatura! Nós, da Sua Formatura, oferecemos uma plataforma completa para facilitar a arrecadação, organizando os fornecedores e dando mais tranquilidade aos formandos!

E aí, o que achou do texto? Como está a ansiedade com a divulgação das notas do ENEM? Enquanto você aguarda, aproveite para conhecer nosso blog e ver curiosidades e informações que envolvem o ensino superior!

Marina Holanda
Marina Holanda

Relações Públicas, especialista em Comunicação Digital, produtora de conteúdo e amante de podcast.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.