Carreira

Primeiro emprego: como iniciar sua carreira profissional

Escrito por: Marina Holanda

Antes mesmo de sair da faculdade, muitos jovens já têm uma preocupação em mente: como conseguir o seu primeiro emprego. Afinal, após estarem formados, a intenção de todos é entrar no mercado de trabalho rapidamente, independentemente de qual é o setor de atuação. 

Segundo levantamento do Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios), 25,49% dos recém-formados conseguem iniciar suas carreiras profissionais em suas áreas de formação em menos de três meses após terem encerrado a graduação. 

Para ter mais chances de entrar nesta estatística e começar com o pé direito o seu caminho para o sucesso, reunimos algumas dicas importantes que podem te transformar em um forte candidato para as vagas que aparecerem. Confira a seguir.

Quatro dicas para se destacar em um processo seletivo para o seu primeiro emprego


1) Currículo: aquele compilado de informações é o primeiro contato do recrutador com você. Por isso, selecione com atenção e carinho o que vai colocar lá. Se tiver feito estágio, inclua esta informação, já que algumas empresas buscam formados que tenham alguma experiência na área, mesmo que pouca.

Inclua também cursos e projetos extracurriculares, seu conhecimento em outras línguas e em tecnologia. Ah, vale lembrar que suas características comportamentais também podem fazer a diferença nesse momento. Coloque aquelas que mais te definem e possam ser interessantes no mercado de trabalho. 

+ QUER SABER COMO SAIR DA FACULDADE PREPARADO PARA O MERCADO DE TRABALHO? VEJA AQUI

2) Vagas: fique de olho nelas antes mesmo de acabar a faculdade se a sua área não exigir uma certificação para atuar. Existem muitas empresas que aceitam contratar jovens que ainda não estão com o diploma em mãos. Aproveite as oportunidades!

Além disso, não vale ter vergonha de pedir uma indicação de primeiro emprego para professores, colegas e conhecidos. Eles podem contribuir de forma positiva neste processo. 

3) Entrevista: esteja preparado para esta etapa. Procure saber mais sobre a organização que deseja fazer parte e sobre o mercado em que atua, vista-se de acordo com a cultura da empresa e procure se organizar para chegar com antecedência ao local da entrevista. 

É como aquele dito popular afirma: “a primeira impressão é a que fica”. Portanto, cause uma boa impressão.

4) Persistência: nem sempre vai ser na primeira oportunidade que você será aprovado. No entanto, é preciso se manter focado no que deseja e usar as experiências que deram errado para se melhorar. 

Sentiu que precisa melhorar seu discurso? Pratique. Percebeu que o currículo está precisando “engordar”? Faça mais cursos. O ponto principal é não desistir na busca pelo primeiro emprego!

Consegui um trabalho. E agora?



Primeiramente, comemore! Este é um passo importante para você. Mas, ao começar, fique atento! Muitos jovens cometem pequenas gafes ou desperdiçam boas oportunidades por conta da falta de experiência no meio profissional. 

Um dos pontos relevantes para ter uma carreira bem-sucedida é estar consciente de que há uma longa trajetória para chegar lá. Muitos iniciam no mercado de trabalho cercados de sonhos e imaginando um sucesso meteórico e se frustram ao vivenciar experiências diferentes das que esperavam. 

O primeiro emprego pode não ser aquele que você sempre quis, mas pode te abrir muitas portas. Crie o seu networking, procure ter um bom relacionamento com seus colegas, observe como é o dia a dia daqueles que estão naquela função a mais tempo. Isso vai te ajudar a decidir o que você quer para sua carreira e como pode conseguir.

Aproveite esta fase em que, normalmente, tem menos responsabilidades e mais tempo livre para se dedicar mais ao trabalho, aprender novas funções e até mesmo conhecer outras áreas da empresa. Use toda essa possibilidade de conhecimento para se destacar no que está exercendo.

Também vale lembrar que não é necessário ter receio de pedir ajuda. Ainda que não seja mais um estágio, é normal ter dúvidas na realização das tarefas diárias. Pergunte aos colegas e superiores para que eles possam te orientar e te ensinar como fazer.

Uma preocupação a menos 



Para quem está neste momento de se dividir entre o fim da faculdade, formatura e o início de sua carreira profissional, toda ajuda é bem-vinda. Ciente disso, a Sua Formatura desenvolveu uma plataforma que auxilia os estudantes na preparação, arrecadação, busca por fornecedores e demais situações referentes à celebração. 

Tudo pode ser feito de forma online e de forma prática, permitindo que universitários e recém-formados se preocupem apenas com o que é necessário, sem maiores desgastes. E ainda traz conteúdos que falam sobre organização da formatura e dicas de carreira em seu blog.

Agora conta pra gente, quais dessas dicas você achou mais interessante na sua busca pelo primeiro emprego? E se você já conseguiu um, que ensinamento quer deixar para quem ainda está passando por processos seletivos? Conta pra gente aqui no formulário.

Marina Holanda
Marina Holanda

Relações Públicas, especialista em Comunicação Digital, produtora de conteúdo e amante de podcast.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.