Organização

Acabe com a dúvida: saiba qual é a melhor data para formatura

Escrito por: Marina Holanda

Após vários anos de estudo e provas, o formando não vê a hora de acabar a graduação e comemorar esse grande marco com uma bela festa. Entretanto, em muitos casos é preciso esperar um pouco mais. Escolher a melhor data para formatura revela-se uma tarefa complexa e que influencia outros aspectos do evento. 

A vontade da maioria dos estudantes certamente é realizar as festas logo após a conclusão das últimas provas, como se fosse o ponto final perfeito para o fim de um ciclo importante na sua vida. Depois de tanta dificuldade, estar livre para comemorar a conquista do diploma e a entrada no mercado de trabalho. 

A verdade é que nem sempre isso ocorre. Seja por falta de locais disponíveis, pela burocracia que envolve a universidade ou até por escolha da comissão, a festa de formatura pode demorar mais alguns meses após o fim das aulas. A saída, portanto, é controlar a ansiedade e esperar o momento certo para extravasar. 

A melhor data para formatura é aquela que agrada a maioria da turma, permitindo que possam se divertir e celebrar. Não importa se é em dezembro, no primeiro trimestre ou na metade do ano seguinte, desde que todos possam aproveitar ao máximo este momento. 

Para isso, mais do que definir o melhor dia, o importante é que a comissão consiga negociar excelentes condições, possibilitando um preço mais justo para os formandos – sem afetar a qualidade dos serviços contratados. Quando se tem planejamento e organização, tudo fica mais fácil, não é mesmo? Até definir o dia da festa! 

+ VOCÊ JÁ CONHECE O NOSSO BLOG? CLIQUE AQUI E CONFIRA

Qual a importância de planejar a data? 



A negociação de fornecedores de formatura é muito similar com hotéis e passagens aéreas. Quem já planejou férias para o litoral, por exemplo, sabe que os meses de verão no Brasil (entre dezembro e fevereiro) são bem mais concorridos, o que faz os preços subirem e as reservas ficarem mais caras. 

A mesma coisa ocorre com os formandos. A escolha da melhor data para formatura acaba impactando no preço dos serviços a serem contratados. É como se fosse uma alta temporada: como a maioria dos cursos se encerra no fim do ano, o primeiro trimestre do ano seguinte costuma ser mais disputado. 

Dessa forma, preços de salões, bandas, seguranças, som e iluminação, buffet, entre outros acabam aumentando muito com a alta demanda de universitários. Por isso, planejar bem o dia da festa (e com antecedência) permite fugir dessas questões e até encontrar serviços bem mais em conta e com qualidade superior. 

Qual o cuidado para escolher a melhor data para formatura? 



Agora que você já sabe a importância, é preciso tomar alguns cuidados antes de definir o dia e hora de sua festa de formatura. É uma decisão que precisa ser planejada e discutida com a turma, garantindo a presença de todos, se possível. Confira: 

Fuja de dezembro ou janeiro


Normalmente, as formaturas acontecem logo após o último período do ano. Por conta disso, para os cursos que terminam no fim do ano, é comum não encontrar datas disponíveis em dezembro ou janeiro do ano seguinte para realizar o baile. A tática também ajuda a dar um tempo extra para a comissão organizar o evento. 

Turmas do meio do ano podem fazer entre julho e setembro


Já algumas turmas que se formam no meio do ano (ou seja, em junho), não tem esse problema para negociar a melhor data para formatura. Por ser uma situação mais rara, a comissão consegue realizar a festa sem maiores problemas entre julho e setembro.  

Maio e outubro são meses mais em conta


Como são períodos do ano com menos formaturas, é possível conseguir valores menores com fornecedores nesses meses. Se a sua turma ainda não fechou a data, vale a pena perguntar se as empresas conseguem dar um desconto em momentos de “baixa temporada”. 

Comissão deve entender protocolos e ritos 


A formatura no ensino superior não se resume ao baile. Há outros eventos que são obrigatórios para a instituição de ensino, como a colação de grau. Portanto, a negociação da data também precisa levar em conta estas situações e, se for o caso, realizar cerimônias com mais de um dia de diferença. 

+ QUER MAIS DICAS E INFORMAÇÕES SOBRE FORMATURAS? ACESSE NOSSO FACEBOOK, INSTAGRAM E YOUTUBE!

Cuide da data e deixe a tecnologia fazer o resto 



Como pode ver, definir a melhor data para a formatura envolve diferentes situações e fatores que precisam ser analisados pela comissão. Não basta simplesmente escolher um dia qualquer! É necessário conversar com a turma, checar preço com fornecedores, conferir protocolos, entre outros elementos. 

Enquanto os membros da comissão pensam no tema, a tecnologia é uma aliada para automatizar processos. Nós, da Sua Formatura, oferecemos uma plataforma completa que gerencia diversos aspectos, desde a arrecadação e controle financeiro até a organização dos fornecedores, além de auxiliar em estratégias de engajamento entre a turma. 

O que achou do texto? Sua turma já definiu a data para a festa? Conte para a gente a sua experiência e aproveite para saber como é possível ter a festa dos sonhos gastando pouco!

Marina Holanda
Marina Holanda

Relações Públicas, especialista em Comunicação Digital, produtora de conteúdo e amante de podcast.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.