Carreira

Plano de carreira na faculdade

Escrito por: Marina Holanda

O que você quer ser quando crescer? A grande maioria dos estudantes certamente ouviu essa pergunta na infância! Mas o que eles não sabem é que existe uma versão moderna na graduação: o que você quer fazer na sua vida profissional? Para respondê-la, é preciso montar um plano de carreira na faculdade

Escolher um curso para fazer no ensino superior é difícil, mas não vai ser a última decisão complicada que os jovens terão que tomar nos anos seguintes. Na verdade, representa apenas o início de suas jornadas no mercado de trabalho e das escolhas que terão que fazer ao longo de suas vidas. 

Independentemente da área escolhida, os estudantes precisam definir, entre outras coisas, se querem trabalhar em empresas ou montar seu próprio negócio, em qual segmento da carreira irão focar ou até se pretendem trabalhar no exterior. Para cada opção, há ações que precisam ser feitas. 

Quanto mais cedo as pessoas tiverem isso em mente, mais rápido conseguem atingir seus objetivos. Por isso, fazer um plano de carreira na faculdade é um diferencial importante. Com ele, o formando faz o importante exercício de imaginar aonde quer chegar no futuro e, principalmente, o que precisa fazer para isso. 

No fundo, a pergunta que cansamos de ouvir na infância acompanha nossa trajetória profissional. Ter uma resposta sincera a ela já representa grande parte do sucesso que desejamos ter em nossas vidas. 

+ VEJA COMO DESENVOLVER AS SOFT SKILLS MAIS DESEJADAS! CONFIRA

Afinal, o que é plano de carreira? 



Quando uma pessoa quer comprar um carro, mas não tem dinheiro para isso, o que ela faz? Pesquisa, compara, busca informações, estabelece metas e vai atrás de conseguir os recursos necessários, não é? Todo esse processo se chama planejamento e serve para tudo em nossas vidas, principalmente no ambiente profissional. 

Quando elencamos objetivos de crescimento no trabalho e definimos ações para alcançá-los, fica mais fácil identificar os melhores caminhos e, consequentemente, as melhores decisões. Dessa forma, quanto mais cedo o jovem pensar nisso, mais rapidamente ele vai atingir o sucesso desejado. Montar um plano de carreira na faculdade é um diferencial e tanto. 

Isso porque o estudante já deixa claro quais são suas metas profissionais, alinhando-as com o mercado de trabalho. Pode ser promoção de cargos, estabilidade, salários, ampliação de novos conhecimentos, experiência em outros países, etc. Com planejamento, é possível chegar a qualquer lugar! 

Por que começar ainda na faculdade? 



O motivo, na verdade, é simples: em um cenário de grande concorrência no mercado de trabalho, quem estiver melhor preparado consegue as boas oportunidades. Quando o jovem não tem uma noção exata do que quer em sua profissão, ele corre o risco de entrar em projetos que pouco agregam em seu futuro. 

O plano de carreira na faculdade serve como um guia para orientar a caminhada dos estudantes. É como se fosse um Waze de sua vida profissional: ele vai trazer os melhores caminhos, apontar alternativas, mostrar o tempo e os objetivos e até eventuais obstáculos que podem surgir pelo trajeto.  

Ao pensar nessas questões durante a graduação, a pessoa ainda pode contar com o auxílio da instituição de ensino, dos professores e de seus colegas veteranos. Eles podem dar dicas, informações e até sugestões de cursos. Esse ambiente é seu primeiro networking, então aproveite todos os benefícios que tem a oferecer! 

Como montar um plano de carreira na faculdade? 



Por mais difícil que possa parecer, planejar sua vida profissional não é uma tarefa complicada. Basta ter dedicação, empenho e, claro, pesquisar bastante. Confira algumas etapas que auxiliam na construção desse guia: 

1 – Defina um objetivo principal


O primeiro passo é justamente saber aonde se pretende chegar. As opções são muitas: ter sua própria empresa, crescer numa multinacional, trabalhar em grandes organizações, salário alto, etc. Mas nada de ser genérico. Quanto mais específico for nessa definição, mais claro ficarão os caminhos a serem percorridos. 

2 – Visualize os degraus necessários 


Criar um plano de carreiras na faculdade é um projeto necessariamente de longo prazo. Estamos falando de bastante tempo, duas ou três décadas! Então, é essencial visualizar os degraus dessa caminhada. Vai estabelecendo metas pontuais, como concluir a faculdade, buscar posições profissionais em determinado tempo, fazer cursos de idiomas, entre outros, até chegar ao objetivo final! 

3 – Pesquise o mercado de trabalho 


As metas e o objetivo principal precisam estar alinhados ao momento do mercado de trabalho. Saber o que cada área exige das empresas e dos profissionais permite encontrar atalhos e/ou tendências que irão nortear o trabalho dos jovens no futuro. Para saber isso, é essencial manter uma pesquisa atenta sobre todas as novidades. 

4 – Atualize seu plano sempre que necessário


Um dos erros mais comuns dos indivíduos quando fazem o planejamento de suas carreiras é acreditar que trata-se de um projeto intocável. Na verdade, é justamente o contrário. É preciso atualizá-lo de acordo com o momento da carreira e da vida pessoal. De repente, o que servia anteriormente não o agrada mais – e não há problema algum em ajustar a rota. 

+ QUER MAIS DICAS E INFORMAÇÕES SOBRE FORMATURAS? ACESSE NOSSO FACEBOOK, INSTAGRAM E YOUTUBE!

Busque apoio em todas as decisões, inclusive na formatura! 



Para montar o plano de carreira na faculdade, o jovem precisa conciliar essa tarefa com outras atividades relacionadas à graduação, como provas, trabalhos, estágio, entre outras. Assim, contar com o apoio de soluções em seus afazeres é uma forma de dedicar um tempo maior a assuntos mais estratégicos. 

É o caso da formatura! Com uma plataforma digital, é possível automatizar processos e agilizar a organização da festa! Nós, da Sua Formatura, oferecemos uma solução digital que cuida de diversos assuntos. É possível planejar desde a arrecadação e a parte financeira até mesmo a negociação de fornecedores e relacionamento com os colegas. 

Gostou do texto? Já pensou na carreira que pretende seguir após a faculdade? Conte para a gente nos comentários e aproveite para baixar nosso e-book sobre a escolha da comissão de formatura!


como montar a comissão de formatura
Marina Holanda
Marina Holanda

Relações Públicas, especialista em Comunicação Digital, produtora de conteúdo e amante de podcast.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.