Arrecadação

Quer pagar a formatura em dia? Veja dicas de organização financeira

Escrito por: Marina Holanda

Todos os formandos querem a festa dos sonhos no fim da graduação. Entretanto, para aproveitarem esse direito, eles precisam arcar com um dever importante: pagar a formatura em dia. É a forma mais eficiente para a turma levantar o dinheiro necessário e também traz mais segurança e tranquilidade para a comissão executar o planejamento. 

Sim, é claro que todos os estudantes querem honrar o pagamento de suas parcelas após a assinatura do contrato. Entretanto, nem sempre é possível. Diversos fatores, internos ou externos, influenciam nisso. Em quatro ou cinco anos de curso, muita coisa pode acontecer com a vida das pessoas. 

Normalmente, a escolha do plano de formatura leva em conta a realidade financeira que cada um possui. O formando pode ter um emprego que lhe dê segurança para arcar com esse investimento. Contudo, dali a dois anos ele pode ser demitido e, assim, não ter condições para assumir o que foi acordado anteriormente. 

Isso faz com que a própria comissão precise elaborar alternativas para que todos possam pagar a formatura em dia. Mas é preciso reconhecer que trata-se de uma via de mão dupla. Os formandos também precisam adotar medidas para não passarem esse sufoco financeiro e conseguirem arcar com as parcelas ao longo do curso. 

Não é fácil, mas com dedicação e educação financeira, é possível encontrar esse meio termo que não vai endividar o estudante, mas também não irá comprometer o trabalho e o planejamento da comissão de formatura.  

+ QUER SABER COMO PAGAR PARCELAS MAIS BARATAS? CLIQUE AQUI! 

Planejamento depende do pagamento das parcelas 



Uma das principais obrigações da comissão de formatura é elaborar o orçamento e identificar fontes de receitas para financiar a festa desejada pela turma. Pensar em fontes de arrecadação extra é uma boa alternativa, mas são as mensalidades dos formandos que constituem grande parte do investimento. 

Dessa forma, pagar a formatura em dia é mais do que uma obrigação contratual para o estudante. Na verdade, é uma necessidade estratégica para a comissão. Com uma receita previsível todos os meses, é possível saber quanto pode ser gasto com fornecedores e até negociar condições mais vantajosas. 

Mas se a inadimplência for elevada entre os formandos, essa tranquilidade dá lugar à preocupação. Afinal, sem saber se todos os formandos conseguirão cumprir o contrato, a comissão terá dificuldades para encontrar bons fornecedores e, pior, poderá ter que abrir mão de situações que já estavam fechadas. 

Dicas para pagar a formatura em dia 



Para que isso não ocorra, o formando pode seguir algumas dicas importantes para conseguir arcar com os pagamentos ao longo da graduação. Confira: 

Informe-se sobre as condições 


O primeiro passo é saber que tipo de investimento o formando está disposto a fazer. Assim, analise os planos propostos pela comissão de formatura e quais vantagens e elementos eles cobrem. Essa tática permite identificar a relação custo x benefício e qual opção é mais adequada ao desejo e ao bolso da pessoa. 

Tenha consciência das condições financeiras


Antes de assinar o contrato, o mais importante é o formando ter uma consciência crítica de suas condições financeiras. Hoje é possível pagar a formatura em dia, mas e no futuro? Levante essas questões e identifique possíveis cenários para saber se terá um plano B caso fique sem renda por um período. 

Faça um lembrete do pagamento 


É uma medida simples e eficiente, mas que poucos formandos adotam: marque um lembrete para o dia do pagamento. Muitos ficam inadimplentes e pagam juros e multas justamente porque esquecem de pagar no prazo combinado. Pode ser na agenda de papel, em post-it, no calendário ou no celular: tenha em mente o dia de suas parcelas. 

Mantenha o controle


Sim, mesmo com essas medidas pode acontecer de atrasar um mês ou outro. Não tem problema, desde que isso seja a exceção e não a regra! Evite chegar na condição de ter várias parcelas abertas. Além de prejudicar o trabalho da comissão, fica mais difícil renegociar e regularizar essa dívida posteriormente. 

+ QUER MAIS DICAS E INFORMAÇÕES SOBRE FORMATURAS? ACESSE NOSSO FACEBOOK, INSTAGRAM E YOUTUBE!

Controle os pagamentos com auxílio da tecnologia 



Viu como pagar a formatura em dia pode contribuir para o sucesso da festa? Se todos os formandos honrarem as parcelas no prazo combinado, fica mais fácil de organizar o evento dos sonhos e até de levantar um recurso extra para contratar serviços que deixarão a celebração ainda mais inesquecível!

Além disso, é possível controlar os pagamentos com o apoio da tecnologia. Nós, da Sua Formatura, disponibilizamos uma plataforma que gerencia todos os processos, desde a arrecadação e gestão financeira até a organização dos fornecedores. Assim, é possível enviar alertas aos formandos sobre o prazo de pagamento de suas mensalidades. 

O que achou do texto? Como anda o pagamento das parcelas em sua turma? Conte sua experiência para a gente nos comentários e aproveite para conhecer o nosso blog com mais dicas, curiosidades e informações para realizar a formatura dos seus sonhos!

Marina Holanda
Marina Holanda

Relações Públicas, especialista em Comunicação Digital, produtora de conteúdo e amante de podcast.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.