Arrecadação

Quer economizar na formatura? Confira dicas para pagar mais barato

Escrito por: Marina Holanda

Realizar a festa dos sonhos é o principal desejo dos formandos e conseguir isso pagando mais barato se torna o grande objetivo deles. Economizar na formatura exige planejamento, criatividade e dedicação, mas não é improvável. É possível sim garantir parcelas que cabem no bolso de todos da turma.  

O pagamento das mensalidades certamente é um dos principais “vilões” do orçamento organizado pela comissão de formatura. No início, os estudantes aceitam as condições, mas depois diversos fatores atrapalham o compromisso financeiro. Daí surge a inadimplência, prejudicando a preparação da turma. 

É uma situação delicada que realmente exige jogo de cintura dos formandos. Por um lado, todo mundo quer economizar e negociar boas ofertas, não é mesmo? Do outro, é preciso reconhecer que o sucesso do evento depende justamente da capacidade de contratar bons serviços, como buffet

Por conta disso, é necessário buscar meios para economizar na formatura, diminuindo a contribuição mensal paga pelos formandos sem afetar o orçamento necessário. Lembre-se que ninguém trabalha de graça e tudo tem um preço. Se a turma quiser um determinado elemento na festa, como uma banda nacional ou fogos de artifício, vai ter que pagar mais por ele. 

Mas calma, não precisa entrar em pânico! A formatura deve ser a festa dos sonhos de todos os estudantes. Com uma boa organização da comissão e as dicas abaixo, a turma consegue encontrar meios de financiar tudo o que deseja em um dos momentos mais importantes de suas vidas. 

A importância do controle financeiro 



Essa possibilidade de encontrar alternativas para reduzir o valor das parcelas dos formandos só é possível quando há um rigoroso controle do orçamento para a festa.

A melhor forma de economizar na formatura, portanto, é ficar de olho, ao longo de todo o período de arrecadação, o que entra e o que sai de dinheiro. Isso não só evita surpresas desagradáveis na véspera, por exemplo a falta de orçamento para pagar um fornecedor, como permite identificar pontos de economia. 

É uma tática interessante não apenas para turmas que realizam a gestão financeira por conta própria, mas também para aquelas que contam com o apoio de uma empresa especializada nessa função. O importante é ter relatórios periódicos para saber como está a verba necessária para garantir a formatura dos sonhos. 

+ SAIBA MAIS SOBRE A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE DE ARRECADAÇÃO! CLIQUE AQUI!

Confira seis dicas para economizar na formatura 



A partir do momento em que há um controle financeiro, a turma está pronta para pensar em soluções que permitem reduzir o valor das mensalidades. Veja seis dicas essenciais: 

Antecedência


É a opção mais básica e eficiente para economizar na formatura. Quanto mais cedo a turma começar a organizar a festa, mais pessoas conseguem aderir ao pagamento, há mais tempo para fazer arrecadações extras e até de investir o que já foi levantado. 

Mais dinheiro


Já que falamos das arrecadações extras, esta tática é vital para conseguir mais dinheiro para a festa. Quanto mais iniciativas do tipo, melhor. Pode ser uma rifa, um financiamento coletivo, festas, eventos artísticos e esportivos, etc. A dica é abusar da criatividade. 

Atenção aos fornecedores


Pesquise e negocie bem com os fornecedores da festa. Não contrate a primeira empresa que aparecer e analise a relação custo-benefício e qualidade do serviço. Lembre-se do que sua família sempre disse: o barato pode sair caro. Ah, e não tenha vergonha de pechinchar. 

Pés no chão


Todo mundo quer uma formatura inesquecível, mas é preciso ter bom senso. Algumas ideias podem ser mirabolantes e não agradar a maioria. É dever da comissão pensar bem antes de negociar e contratar serviços desnecessários. 

Por conta própria 


Contratar uma empresa de cerimonial para auxiliar na arrecadação pode até facilitar, mas não é uma boa medida para economizar na formatura. Ao contratar esse serviço, ela pode sair de 10% a 20% mais cara por conta da comissão que essas empresas recebem ao fechar com os fornecedores. Portanto, tente fazer a arrecadação sozinho e negociar pessoalmente (ou online) com as demais empresas.

Mais turmas 


Se a sala é pequena, é bem provável que cada aluno gaste mais para fazer a formatura. Dessa forma, uma alternativa é juntar a turma com outros períodos ou cursos e fazer uma única festa. Dá para economizar bastante em itens que não dependem do número de pessoas, como banda ou DJ. 

+ QUER MAIS DICAS E INFORMAÇÕES SOBRE FORMATURAS? ACESSE NOSSO FACEBOOK, INSTAGRAM E YOUTUBE!

Tecnologia é aliada da economia! 



Viu, não é tão difícil assim encontrar formas para economizar um pouco mais na formatura. 😉 

As soluções tecnológicas também podem ser importantes aliadas para economizar na formatura. Nós, da Sua Formatura, oferecemos uma plataforma completa para facilitar a  arrecadação, organizar os fornecedores e dar mais tranquilidade aos formandos! 

O que achou do texto? Conte para a gente a experiência de sua turma com a arrecadação e aproveite para baixar nosso e-book sobre como arrecadar mais dinheiro para a formatura dos seus sonhos!

como arrecadar para a formatura
Marina Holanda
Marina Holanda

Relações Públicas, especialista em Comunicação Digital, produtora de conteúdo e amante de podcast.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.