Comissão

Membros da comissão de formatura: quem são e o que fazem

Escrito por: Marina Holanda

Em meio às aulas da graduação e a busca por estágio, alguns estudantes resolvem encarar um desafio importante para toda a turma: eles tornam-se membros da comissão de formatura. A missão deles é garantir que a festa que encerra todo esse ciclo seja planejada e atenda todos os desejos dos participantes.  

É uma função essencial dentro do ambiente universitário para garantir o bom andamento da organização da formatura. Há inúmeras questões que precisam ser decididas e é mais simples e eficiente delegar esses tópicos a pessoas específicas em vez de discuti-las sempre com toda a sala. 

Imagine se não existisse um grupo que centralizasse todas as decisões. Cada aluno iria querer impor suas vontades, seja nos elementos que compõem a festa ou na busca por fornecedores. No fim, não se chegaria a um consenso e o que deveria ser um motivo de celebração se torna uma imensa dor de cabeça a todos. 

Por isso que é importante definir todos os membros da comissão de formatura com antecedência e, claro, de acordo com as tarefas a serem desempenhadas. A pessoa que assumir uma função precisa ter aptidão para o serviço e paciência para executá-lo ao longo dos quatro ou cinco anos de graduação. 

Assim, saber o que cada integrante faz e quais são suas atribuições é um primeiro passo importante para todos os formandos. Com essas informações em mente, fica mais fácil identificar quem é mais apto para cada um dos cargos. 

+ QUER SABER COMO A COMISSÃO DE FORMATURA MELHORA A ADESÃO DOS FORMANDOS? CONFIRA

Trabalho exige dedicação e responsabilidade 



O formando que deseja assumir uma das funções na comissão precisa ter em mente que não será um trabalho fácil. Não apenas pelo tempo da graduação, mas sobretudo pelas responsabilidades. Será sua obrigação garantir que a festa atenda aos gostos e interesses de todos os seus colegas – e encontrar meios de fazer isso. 

Os membros da comissão de formatura contam com a confiança da turma para decidirem o melhor planejamento, elaborarem as estratégias de arrecadação e negociarem com os fornecedores. Convenhamos, é algo que exige atenção diária de quem assumir um dos cargos disponíveis. 

Entretanto, falar que é difícil não significa que trata-se de algo impossível. Pelo contrário, uma das intenções de montar um grupo é justamente delegar diferentes atividades entre os envolvidos e possibilitar uma tomada de decisão mais fácil. Quando o trabalho é levado a sério pelos estudantes, é possível realizar a formatura dos sonhos sem grandes preocupações. 

Quem é quem entre os membros da comissão de formatura? 



Uma vez ciente da responsabilidade, o interessado em participar da comissão de formatura da sua turma precisa encontrar alguma função em que possui mais familiaridade. Essa tática ajuda na adaptação e, claro, na forma como ele pode conduzir seu trabalho. Confira os principais cargos: 

Presidente e vice-presidente 


São as pessoas que irão assumir a frente do planejamento. O presidente, por exemplo, vai trabalhar em parcerias com outras áreas, organizar a demanda e garantir que tudo saia conforme o planejado. É tão importante que ele será responsável pela negociação com fornecedores e pela assinatura de contratos. 

Já o vice-presidente deve auxiliar o presidente nas atividades e substituí-lo sempre que necessário. Além disso, ele também pode ajudar outros membros da comissão de formatura em suas tarefas, como o tesoureiro e o secretário. 

Tesoureiro 


Sua principal função é gerenciar e cuidar da arrecadação financeira da turma. Ou seja, ele precisa acompanhar o pagamento das mensalidades dos formandos, controlar orçamentos, realizar os pagamentos das contas nas datas combinadas e criar relatórios que mostrem onde o dinheiro está sendo destinado. 

Secretário


Em poucas palavras, é quem vai botar ordem na casa. Sua função é garantir que a operação siga dentro do planejamento traçado pela equipe. Ele vai registrar as pautas das reuniões, organizar documentos e contratos, acompanhar o andamento de cada função e auxiliar o tesoureiro na gestão financeira e no relacionamento com os alunos. 

Organizador de eventos 


Uma alternativa bastante comum para as formaturas é executar atividades que trazem dinheiro extra, como festas, rifas e patrocínios – o que ajuda a pagar algo a mais na festa ou até reduzir a parcela dos estudantes. Assim, torna-se necessário ter um organizador capacitado, capaz de trabalhar junto aos fornecedores para garantir que todos os eventos sejam realizados. 

Conselheiros


Em muitos casos, os membros da comissão de formatura podem optar por incluir conselheiros no grupo. A função dessas pessoas é justamente auxiliar na tomada de decisões, colocando as vontades e necessidades de toda a turma como principal objetivo. 

+ QUER MAIS DICAS E INFORMAÇÕES SOBRE FORMATURAS? ACESSE NOSSO FACEBOOK, INSTAGRAM E YOUTUBE!

Comissão de formatura pode contar com o apoio da tecnologia



O trabalho de quem faz parte da comissão de formatura da sua turma requer dedicação, mas pode ser facilitado com o apoio da tecnologia. Hoje, há plataformas que oferecem eficiência e otimizam as tomadas de decisões relacionadas à festa. 

Nós, da Sua Formatura, disponibilizamos uma plataforma capaz de gerenciar todos os aspectos do evento, inclusive com a arrecadação e a gestão de todos os valores levantados, além de auxiliar na organização dos fornecedores e dos processos.

Gostou do texto? Sabia de todas as atribuições dos membros da comissão de formatura? Conte todas as suas dúvidas para a gente nos comentários e aproveite para baixar nosso e-book sobre como montar a comissão para sua turma!


Marina Holanda
Marina Holanda

Relações Públicas, especialista em Comunicação Digital, produtora de conteúdo e amante de podcast.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *