Comissão

Dicas para montar a comissão de formatura

Escrito por: Marina Holanda

Montar a comissão de formatura é, de longe, a decisão mais difícil que os formandos precisam tomar em relação à festa no fim da graduação. Esqueça a arrecadação financeira, as escolhas dos serviços e a negociação com fornecedores. Primeiro, é preciso definir quais colegas ficarão responsáveis por tudo isso. 

É importante escolher bem os integrantes porque eles serão os representantes de toda a turma na hora de definir como a festa vai ser, no relacionamento com as empresas e, claro, no orçamento. Quem assumir uma das vagas precisa demonstrar comprometimento e, principalmente, atenção em relação aos colegas. 

Trata-se de uma tarefa que vai acompanhar o formando ao longo dos quatro ou cinco anos de curso. Além de ter que conciliar os afazeres da formatura com as provas e trabalhos acadêmicos, a busca por estágio e até com os assuntos pessoais. 

Tais dificuldades, contudo, não devem representar um obstáculo na hora de montar a comissão de formatura. A experiência vai ser totalmente enriquecedora para os participantes. Os jovens irão aprender, na prática, diferentes habilidades que certamente irão moldar seu comportamento e suas características no mercado de trabalho. 

Quem atua nesse grupo, por exemplo, vai assimilar questões importantes como resolução de conflitos, tomada rápida de decisão, administração de recursos e projetos, entre outros soft skills valorizados pelas empresas. É uma vantagem importante que vai destacar o futuro profissional em processos seletivos. 

A importância da comissão de formatura 



Sim, a festa de formatura deve ser um evento combinado entre os seus participantes. Porém, levar todas as decisões a voto entre os formandos não é nada proveitoso. Imagina ter que decidir o menu do buffet contratado na base de votação. A confusão ia ser grande e nunca chegariam a consenso. 

Por conta disso, torna-se imprescindível montar a comissão de formatura. Esse grupo de pessoas vai assumir a responsabilidade de coordenar a organização da festa para toda a sala. É claro que assuntos importantes podem – e devem – ser tratados de forma conjunta, mas é possível otimizar e acelerar questões com essa centralização, principalmente se a comissão está bem alinhada e conhece os gostos da maioria da turma.

A negociação com os fornecedores, a cobrança dos pagamentos e a relação com a instituição de ensino fica mais fácil quando se tem alunos designados para isso. É uma forma de controlar melhor o orçamento e evitar qualquer risco na hora de contratar algum serviço ou até realizar algum evento. 

Como montar a comissão de formatura?



Escolher a comissão não é fácil. São várias funções e é preciso preenchê-las com jovens que estejam dispostos a assumir esse compromisso.

Os cargos mais comuns nas comissões são:
– Presidente
– Vice-presidente
– Secretário
– Tesoureiro
– Marketing
– Eventos

Algumas dicas podem facilitar a participação dos colegas e escolher os melhores nomes para comandar uma tarefa tão complexa quanto esta. Confira: 

Filtre os perfis dos colegas


O primeiro passo é justamente analisar quem tem melhor perfil para cada função específica. A presidência, por exemplo, deve ser preenchida por alguém extrovertido, uma vez que esse cargo exige ficar à frente das relações. Há diversos trabalhos, como tesoureiro, secretários e organizadores de eventos. O ideal é casar as tarefas com as habilidades pessoais de cada um.

+ QUER SABER MAIS SOBRE CADA CARGO DA COMISSÃO? CONFIRA

Lance as candidaturas


Cada candidato deve estar consciente da importância que esta tarefa tem e mostrar para os outros por que ele é considerado a melhor para realizá-la. Para turmas que não se conhecem bem, vale a pena os candidatos gravarem um vídeo defendendo a sua candidatura.

Existem algumas formas de se candidatar e a turma pode definir junta qual é a melhor. Na candidatura individual, cada interessado vai se lançar para um cargo específico e disputar esse cargo com outros candidatos. Na candidatura por chapa, a turma se divide em grupos e a chapa vencedora é a que irá se tornar a comissão.

Faça a votação



Com os candidatos definidos e divulgados, é momento de montar a comissão de formatura. A votação é simples, pode ser feita presencialmente, com papel, ou online através do Google Forms, por exemplo. O ideal é definir uma pessoa que não esteja envolvida diretamente com a eleição para conferir a votação e divulgar o resultado, como um representante da turma ou um aluno de outro período.

Formalize a comissão


Depois que os membros da comissão forem escolhidos, é importante formalizar a associação criando o estatuto da comissão. Nesse documento, são descritas as regras e deveres da comissão e dos formandos, de forma a garantir que todos irão cumprir suas responsabilidades.

Além de guiar a comissão nos seus trabalhos, também é uma segurança a mais para a turma, pois, após registrado em cartório, ele passa ter valor jurídico. Saiba mais clicando aqui.

Modelo de estatuto da comissão


Estabeleça rotinas entre os participantes


Muitos jovens torcem o nariz para a comissão de formatura por imaginar que este trabalho vai tomar um tempo considerável de suas vidas ao longo da graduação. Contudo, dá para driblar esse obstáculo. Com a comissão montada, é importante criar uma rotina entre os integrantes, mostrando que é possível reunir e gerenciar essa questão sem afetar qualquer tarefa dos participantes. 

+ QUER MAIS DICAS E INFORMAÇÕES SOBRE FORMATURAS? ACESSE NOSSO FACEBOOK, INSTAGRAM E YOUTUBE!

Tecnologia é importante aliada!



As soluções tecnológicas surgem como uma boa opção para reforçar estes pontos entre os formandos. Com a ferramenta adequada, organizar a festa torna-se mais simples, permitindo que os integrantes pensem com mais calma. Montar a comissão de formatura pode ser fácil!

Nós, da Sua Formatura, temos uma plataforma completa para quem quer arrecadar, além de oferecer uma assessoria completa para os formandos, apoiando suas decisões enquanto organizam a festa dos sonhos. Cuidamos de diversos assuntos: do planejamento de arrecadação até a negociação de fornecedores. Tudo para encontrar as melhores oportunidades para a sua turma! 

Gostou do texto? Quais as principais dificuldades que vocês enfrentam ou enfrentaram na formação da comissão de formatura? Conte suas dúvidas e aproveite para baixar nosso e-book com mais dicas sobre a montagem do grupo!

Marina Holanda
Marina Holanda

Relações Públicas, especialista em Comunicação Digital, produtora de conteúdo e amante de podcast.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *