Organização

Formatura de Odontologia: como organizar a melhor festa?

Escrito por: Marina Holanda

Um dos cursos de graduação mais tradicionais do país merece uma festa de despedida inesquecível! A formatura de odontologia é um dos eventos mais aguardados nas instituições de ensino por reunir diferentes alunos e convidados em uma comemoração cheia de detalhes, simbolismo e confraternização.  

É, literalmente, o fechamento de um ciclo para o jovem. Ele passou os últimos cinco anos de sua vida estudando, fazendo estágios, tirando boas notas e, após a formatura, vai finalmente se tornar um dentista formado. Seja em consultório ou na área acadêmica, sua missão também é contribuir com a saúde das pessoas. 

Aliás, diferentemente de outros cursos, a rotina dos estudantes de odontologia é bem mais puxada. Além da grande carga de leituras, provas e trabalhos, eles precisam fazer estágios a todo instante ao longo da faculdade. É justo, portanto, que queiram celebrar nas pistas de danças e nos jantares da festa! 

A formatura de odontologia, portanto, é a passagem de bastão para a vida adulta. O jovem que entrou como formando vai sair como dentista. É por isso que o evento é rico em detalhes: são lembranças de tudo o que eles passaram para chegarem até ali – e da carreira que eles pretendem trilhar no futuro. 

Por conta disso, é imprescindível que os formandos busquem informações e se planejem de forma adequada para organizar a melhor formatura possível! A festa de odontologia não pode ser apenas mais uma! Quer saber mais? Então continue no texto! 

+ VEJA AS MELHORES DICAS PARA MONTAR A COMISSÃO DE FORMATURA! CLIQUE AQUI! 

Por que a formatura de odontologia é diferente? 



Quando se fala em graduação concorrida, muitos pensam imediatamente em medicina. Entretanto, essa carreira não é a única que exige atenção dos estudantes. Os futuros dentistas também lidam com diferentes peculiaridades em suas trajetórias, o que faz com que a festa de fim de curso reflita esse contexto! 

A formatura de odontologia não é uma comemoração comum! A turma tende a ser maior do que outros cursos por se tratar de uma carreira mais procurada nas faculdades. Isso faz com que a festa também seja grande, com mais convidados e, inclusive, com a presença de veteranos e integrantes de outras turmas. 

Além disso, por se tratar de um curso mais tradicional e presente em instituições de ensino há décadas, é comum que sua formatura também possua ritos e protocolos específicos ao longo da graduação. Entre eles estão eventos com antigos alunos, encontros com pais, homenagem a professores, entre outras situações. 

Preste atenção aos detalhes



Organizar a festa para a formatura exige planejamento dos formandos. O primeiro passo, evidentemente, é montar a comissão de formatura com jovens que tenham vontade e capacidade em representar toda a turma. A partir daí, é necessário levantar os interesses e desejos de cada participante para chegar a um denominador comum. 

Aliás, este é um dos pontos que também colocam a formatura de odontologia em evidência. É necessário prestar maior atenção aos detalhes porque são eles que fazem o evento ser um sucesso. Um dos itens é a decoração: normalmente os alunos apostam na cor vermelha por ser o tom característico do curso. 

O anel para a formatura também não sai de moda neste curso: ele é um presente que serve de inspiração para o jovem que conseguiu se formar e se transformar em dentista! Para seguir a cor do curso, pode apostar nas pedras rubi ou granada, que possuem tom avermelhado. Ah, e não esqueça das lembranças para os participantes e convidados da festa. O ideal é encontrar alguma lembrança que simbolize a carreira e a própria turma. 

Elabore estratégias de arrecadação



Além disso, não esqueça de preparar as melhores estratégias de arrecadação. O maior número de formandos pode ser um ponto positivo para levantar o dinheiro necessário, mas também representa uma despesa a mais para a festa. O orçamento costuma ser bem mais caro justamente para englobar esses detalhes listados anteriormente.  

A formatura de odontologia, portanto, exige que a organização comece logo no primeiro ano do curso. Para contratar todos os serviços da festa, é imprescindível que os formandos se envolvam ativamente não só no pagamento das parcelas, mas com táticas extras para alcançar a quantia planejada pela comissão. 

Eventos temáticos também costumam atrair público e dar um bom lucro. Por fim, outra estratégia comum é o sorteio de brindes relacionados à turma, como canecas, camisetas, entre outros itens. 

Defina os eventos

Antes do grande baile, é comum ter festas no decorrer do curso. A mais comum é a de “meio dentista”, que marca a metade do curso de odontologia. Também podem ter festas de 365 dias, 100 dias e outras temáticas. Odontologia é um dos cursos que costumam fazer a homenagem aos pais, um evento dedicado a agradecer o apoio dos pais durante a graduação.

Cada estado e faculdade podem ter tradições próprias, então é sempre bom conversar com veteranos para descobrir se existe algum evento tradicional que pode ser realizado.

+ QUER MAIS DICAS E INFORMAÇÕES SOBRE FORMATURAS? ACESSE NOSSO FACEBOOK, INSTAGRAM E YOUTUBE!

Organize a melhor festa de formatura de odontologia! 



Organizar a melhor festa de formatura de odontologia não é algo trabalhoso. Com organização, dedicação e apoio, é possível realizar um evento que ficará na história de todos os participantes! Para isso, basta encontrar as melhores empresas e ter o suporte necessário na comissão! 

Nós, da Sua Formatura, temos a solução para garantir uma formatura inesquecível. Com uma plataforma especializada e uma assessoria completa, apoiando suas decisões enquanto organizam a festa dos sonhos. Cuidamos de diversos assuntos: do planejamento de arrecadação até a negociação de fornecedores e relacionamento com colegas. Tudo para estimular a participação e encontrar as melhores oportunidades! 

Gostou do texto? O que você planeja para sua festa de odontologia? Entre em contato conosco e aproveite para baixar nosso e-book com dicas para montar a comissão de formatura!

comissao de formatura
Marina Holanda
Marina Holanda

Relações Públicas, especialista em Comunicação Digital, produtora de conteúdo e amante de podcast.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.