Organização

Formatura de Medicina: tudo que você precisa saber

Escrito por: Marina Holanda

Engana-se quem pensa que as celebrações são todas iguais. O fim da graduação é um momento único que reflete os desejos e emoções vividos pelos formandos ao longo de todo o curso. Dessa forma, as festas são diferentes em cada turma, o que faz com que a formatura de medicina seja uma das mais peculiaridades. 

Poucas carreiras chamam tanto a atenção quanto a médica. Ainda hoje, o sonho de muitos pais é ver seus filhos estudarem e seguirem essa profissão. Isso tem a ver, claro, com a atuação direta que esses profissionais exercem na saúde das pessoas. Um médico tem a chance de salvar uma pessoa.

Portanto, exercer a medicina significa incorporar esse imaginário e, evidentemente, não é uma tarefa fácil. O curso de medicina pode ser bastante desgastante. Além dessa expectativa presente na residência, os estudantes precisam lidar com provas, notas, trabalhos, leituras e diversas atividades obrigatórias ao longo dos anos. 

Diante destas dificuldades, nada mais justo do que comemorar com uma grande festa no fim do curso. A formatura de medicina é um momento único para o jovem e sua família, um evento em que ele pode agradecer o apoio recebido e, ao mesmo tempo, extravasar os anos passados em salas de aulas e plantões médicos. 

Mas quais são as características que tornam essa festa diferente das demais? O que os formandos precisam levar em conta na hora de organizá-la? A preparação envolve uma série de situações e detalhes que necessitam de atenção constante da comissão. Continue no texto para saber mais a respeito! 

+ EVITE OS PRINCIPAIS ERROS DA ORGANIZAÇÃO DA FORMATURA! CONFIRA AQUI! 

Quais as principais particularidades da formatura de medicina? 



O curso de medicina é realmente diferente dos demais: são seis anos de estudo e residência até finalmente obter o diploma. Natural, portanto, que a celebração do fim deste ciclo também seja especial! Os formandos merecem comemorar essa passagem de ciclo, em que deixam de ser estudantes e podem salvar vidas! 

Justamente por ser um curso com maior duração dos demais, a formatura de medicina possui duas características importantes. A primeira é que os formandos estão dispostos a gastar mais para fazer um evento realmente memorável. Assim, a decoração é mais elaborada, o buffet e o bar recebem atenção especial e até bandas nacionais são chamadas nas maiores faculdades!

Além disso, o tempo a mais joga a favor para arrecadação. Enquanto a maioria das turmas tem quatro anos para levantar todo o dinheiro, os estudantes de medicina possuem dois anos a mais para alcançarem o valor necessário! Isso ajuda a conseguir os recursos necessários para estas festas grandiosas.

Segurança é palavra de ordem 



A facilidade de poder arrecadar mais e o próprio status da carreira médica trazem uma preocupação importante: a segurança em relação às finanças. As turmas de medicina costumam ter melhores arrecadações e, dessa forma, adotam medidas para proteger esse dinheiro. 

Por isso, a grande maioria das turmas opta pela arrecadação independente para a formatura de medicina. Nessa opção, os jovens dispensam a contratação de uma empresa de cerimonial para receber os pagamentos e assumem as rédeas da arrecadação. Eles são responsáveis por levantar o dinheiro necessário e, muitas vezes, por negociar diretamente com os fornecedores. 

Trata-se de uma estratégia em alta porque garante autonomia e proteção aos formandos. Terceirizar esse serviço significaria ter profissionais de fora com acesso aos pagamentos dos estudantes e quantidade já arrecadada. O risco, portanto, seria maior.

Maior quantidade de eventos durante o curso



Outra particularidade da formatura de medicina é a quantidade maior de eventos durante a graduação e residência. É uma situação que está relacionada novamente ao tempo de preparação. Com praticamente dois anos a mais do que os demais formandos, é possível criar festas e comemorações, além de eventos para arrecadar fundos. 

Entre as opções mais comuns estão algumas festas bem famosas, como a de 1/6 Médico, logo após o primeiro ano e a Meio Médico, que celebra a metade do curso. Há também as celebrações do Fim do Básico, quando os alunos terminam as disciplinas dos primeiros anos e a do Acadêmicos Nunca Mais, quando os formandos começam a rotina de plantões em hospitais. 

Além disso, os estudantes de medicina também abusam da criatividade e criam eventos bem específicos a sua rotina de estudos. Uma delas é a Homenagem ao Cadáver, uma espécie de cerimônia para honrar os corpos usados durante as aulas de anatomia e outras matérias ao longo do curso. 

Outros eventos mais conhecidos, com a Homenagem aos Pais e Homenagem aos Professores são mais comuns no curso de medicina do que em outros. Afinal, a emoção de finalizar os 6 anos de estudos precisa ser compartilhada, não é mesmo?

+ QUER MAIS DICAS E INFORMAÇÕES SOBRE FORMATURAS? ACESSE NOSSO FACEBOOK, INSTAGRAM E YOUTUBE!

Organizar formatura de medicina fica mais fácil com tecnologia 



A formatura de medicina deve ser um momento único na vida dos jovens médicos. É a passagem de bastão que mostra que os estudantes estão prontos para exercerem uma profissão nobre e contribuírem com a qualidade de vida da população! Mas tamanha responsabilidade não significa que seja difícil organizá-la! 

Pelo contrário, a missão fica mais fácil com o apoio de plataformas digitais! Nós, da Sua Formatura, oferecemos uma solução digital que cuida de diversos aspectos para a turma. Dá para facilitar a arrecadação, gerenciar cada detalhe da organização e até mesmo da negociação com fornecedores e relacionamento com os colegas, estimulando a participação e melhorando o orçamento.

O que acharam do texto? Sua turma de medicina está com dificuldades de organizar a formatura? Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudá-lo nessa tarefa!

Modelo de estatuto da comissão
Marina Holanda
Marina Holanda

Relações Públicas, especialista em Comunicação Digital, produtora de conteúdo e amante de podcast.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.