Arrecadação

Guia rápido: Arrecadação Independente para Formatura

Escrito por: Marina Holanda

Pois é, chegou a hora de organizar a formatura e surge a dúvida: qual é a melhor forma de arrecadar o dinheiro necessário?

Existem duas formas bem distintas de juntar o dinheiro e organizar a formatura:


Empresa de cerimonial: 


É a forma mais tradicional, que várias turmas ainda confiam. Dessa forma, a empresa (ou agência de formatura) irá passar o orçamento completo, receber o dinheiro dos formandos, contratar os fornecedores e realizar os pagamentos. 

O problema disso? Muitas empresas de formatura possuem práticas que prejudicam os formandos. Por exemplo, incluir comissão própria em cima dos valores dos fornecedores sem avisar a turma, deixando a formatura mais cara do que deveria. Além disso, o maior risco é a empresa falir e deixar a turma sem formatura e sem o dinheiro. Infelizmente, casos do tipo acontecem todos os anos no Brasil.

Arrecadação independente:



Essa estratégia está crescendo cada vez mais, principalmente entre as turmas maiores que movimentam mais dinheiro. Nada mais é do que manter o dinheiro arrecadado nas mãos da própria turma, realizando os pagamentos de acordo com a necessidade, mas sem deixar tudo com uma empresa.

Para isso, a comissão pode escolher dois meios para juntar o dinheiro: 

     1) Bancos Tradicionais: a comissão irá abrir uma conta para guardar o dinheiro que for sendo arrecadado. 

     2) Soluções Online: plataformas especializadas, como a Sua Formatura, que oferecem uma conta digital conjunta e ferramentas específicas para ajudar na organização da formatura.

Vantagens da arrecadação independente:



Existem alguns benefícios que a turma e a comissão poderão aproveitar ao decidir realizar a arrecadação independente:

  1. Segurança: ficando em posse do próprio dinheiro, a turma evita golpes e perdas financeiras.
  1. Autonomia: a turma tem mais liberdade para tomar decisões e encerrar a formatura a qualquer momento sem precisar lutar com a empresa para receber o dinheiro de volta.
  1. Economia:  ao juntar o dinheiro com antecedência, é possível fazer melhores negociações com os fornecedores e economizar de 10 a 20% do valor final.
  1. Investimento: ao ficar com o dinheiro na conta da turma, é possível investir e fazer ele render um pouco mais no fim do curso, o que seria impossível com empresas.



Como fazer arrecadação independente


Tudo começa na criação da comissão de formatura. Se a sua já está montada, maravilha! Se não, confere nosso ebook gratuito com dicas para essa etapa.

Com a comissão montada, é preciso pesquisar as opções disponíveis e conversar com todos os formandos que têm interesse em participar da formatura. Assim, a turma decidirá em consenso qual é o melhor meio para arrecadar.

Decidiu pela arrecadação independente? Ótimo! Em paralelo, a comissão pode se decidir entre banco e uma solução online, escolher o que se adequa melhor à turma e definir o orçamento inicial da formatura. 

O orçamento inicial deve ser aproximado ao valor real que irá custar a formatura, mas não precisa ser exato. Quando os fornecedores forem sendo contratados e os detalhes definidos, é possível ajustar o valor pago por cada formando para suprir as necessidades. Ainda está em dúvida de quanto custa uma formatura? Temos um texto no nosso blog que pode te ajudar nisso, confere aqui

E aí é começar a arrecadar e organizar todos os detalhes para essa festa incrível! Se a turma se organizou cedo, ainda vai ter muito tempo para deixar tudo em ordem, por isso quanto antes começar a arrecadar, melhor!

Ah, a empresa de formatura é importante, pois eles farão o cerimonial dos eventos, garantindo que tudo saia conforme o esperado. Então, mesmo que a turma decida não arrecadar com uma, é importante contratá-la em algum momento, seja apenas para os dias de evento ou para dar um suporte antes, na contratação dos outros fornecedores.

Banco x Solução Online?



Em ambas as formas, a comissão terá que arregaçar as mangas e trabalhar muito, afinal, ela estará à frente gerenciando a grana de todos os formandos. Uma baita responsabilidade! 

Mas entre bancos e soluções online (como a Sua Formatura) ainda existem algumas diferenças importantes.

Para arrecadar com um banco, é preciso tomar alguns cuidados. Primeiro, é indicado abrir um CNPJ e ter uma conta específica para a turma, evitando assim problemas com a Receita Federal. Ao arrecadar em uma conta de pessoa física, a turma corre o risco de cair na malha fina da RF e ter o dinheiro confiscado. Até explicar e conseguir reaver esse dinheiro, é muita dor de cabeça envolvida. 

Na hora de abrir a conta, é preciso verificar quais taxas serão cobradas, como geração e cancelamento de boletos e transferências, além da taxa de manutenção da conta. Dependendo do banco, a soma disso tudo pode pesar no fim do período de arrecadação. 

A maior desvantagem de arrecadar com bancos é a falta de praticidade. A comissão precisará conferir os pagamentos manualmente e cobrar os formandos inadimplentes, além de precisar recorrer a outras soluções para organizar o resto da formatura.

Já em plataformas online, a burocracia costuma ser bem menor. Na Sua Formatura, por exemplo, não é preciso abrir um CNPJ próprio, pois a conta digital da turma entra em uma categoria específica e está protegida pelo CNPJ da nossa empresa. Já é mais uma economia!

Em relação a taxas, a Sua Formatura não cobra pela geração e cancelamento de boletos. Só é cobrado quando o boleto é pago, por isso a turma economiza bem mais, mesmo que vários formandos esqueçam de pagar e precisem gerar uma segunda via.

E para fechar com chave de ouro, as plataformas online costumam ter outras ferramentas além da arrecadação, que ajudam a comissão a ter mais controle sobre as demais necessidades da turma.



Qual é o papel da Sua Formatura?



Nós estamos há 5 anos no mercado de formaturas e já vimos diversas comissões passarem por muitos “perrengues”. Por isso, montamos uma plataforma ideal para suprir todas as necessidades que uma turma tem ao arrecadar e organizar a formatura. 

O nosso principal objetivo é que você e sua turma consigam realizar a formatura que vocês sempre sonharam e que todo o processo possa ser simples, prático e seguro. Entre as nossas soluções, está a validação de transferências por mais de um membro da comissão, evitando que alguém da turma faça uma transferência sem conhecimento dos outros.

Além disso, nós estamos garantidos pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito), o que significa que, mesmo que alguma coisa aconteça com a gente, a sua turma terá a certeza de receber o dinheiro investido de volta. 

Quer saber mais sobre as ferramentas que oferecemos? Dá uma olhada no nosso site ou marque uma conversa com a nossa equipe! Será um prazer tirar todas as dúvidas e te ajudar nesse processo que é cheio de responsabilidades!

Gostou da plataforma Sua Formatura? 

Faça seu cadastro! Estamos ansiosos para fazer parte da história da sua turma!


Marina Holanda
Marina Holanda

Relações Públicas, especialista em Comunicação Digital, produtora de conteúdo e amante de podcast.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.