Curiosidades

Formatura do ensino médio x graduação: conheça as diferenças

Escrito por: Marina Holanda

A festa da graduação costuma ser a mais lembrada pelas pessoas, mas há outra que é igualmente importante para os jovens formandos. A formatura do ensino médio pode não ser tão badalada quanto a do ensino superior, mas também garante diversão, alegria e boas memórias a seus participantes. 

O colegial é reconhecido por ser um momento de grandes atividades e descobertas. Justamente por isso as pessoas sempre recordam com carinho das situações vividas nesta fase da vida. Seus professores preferidos, os amigos de escola, as primeiras festas, entre outras lembranças gostosas da adolescência. 

Por conta disso, é essencial que os jovens possam eternizar esses momentos com uma grande festa no final das aulas. Afinal, eles estão encerrando um ciclo de três anos de muitos estudos e ainda precisam encarar a rotina desgastante dos vestibulares na mesma época. 

A formatura do ensino médio é a grande oportunidade para isso ao reunir as pessoas mais importantes da vida do jovem formando. Seus pais e familiares, que deram todo o apoio em casa, seus professores que os prepararam para os desafios da vida adulta e, claro, seus amigos, que compartilharam todos estes momentos. 

Assim, é essencial compreender as diferenças e semelhanças que o evento tem em relação à festa realizada na graduação! Saber essas questões auxilia os futuros universitários a tomarem as melhores decisões e realizarem um baile de formatura que atenda todos os seus desejos. 

A importância da formatura do ensino médio 



A adolescência é um período de intensas novidades: o primeiro amor, o primeiro emprego, as descobertas. Entretanto, também é um momento de definições, como a escolha da carreira, o vestibular e as mudanças que todo esse processo traz. Em alguns casos, vai ser preciso até morar em outra cidade. 

Por conta disso, a formatura do ensino médio também é um fechamento de ciclo na vida do jovem. Ou melhor, é praticamente um rito de passagem, quando o adolescente finalmente entra na vida adulta, pronto para seguir suas escolhas pessoais e profissionais e construir sua própria trajetória. 

Além disso, é uma excelente descontração para os formandos em um momento decisivo. Quem já passou pelo estresse do processo seletivo de um vestibular sabe o cansaço mental que traz aos estudantes. Sem falar também no fechamento das notas do ensino médio e a preocupação em entrar no mercado de trabalho.  

+ ESTÁ EM DÚVIDA SOBRE A QUANTIDADE DE CONVIDADOS? SAIBA QUEM CONVIDAR!  

Existem semelhanças entre os eventos? 



Não importa o tipo de turma, a quantidade de convidados e até o local: formatura é formatura em qualquer situação. É um momento único na vida dos estudantes e, por conta disso, conta com protocolos e situações que são comuns a todos os tipos deste evento. 

O primeiro passo tanto na formatura do ensino médio quanto na graduação é a montagem da comissão. É preciso definir uma equipe que ficará responsável pelas decisões que envolvem a festa. Depois, esse grupo vai traçar a estratégia de arrecadação e definir todos os elementos presentes na ocasião. 

A estrutura dos bailes e demais eventos, como cerimônias religiosas e colação de grau, também são bem similares. Pontos de fotos, buffet e valsa são itens comuns independentemente da idade. O que muda é justamente o investimento feito pela turma e as regras de cada colégio ou faculdade.  

Conheça as principais diferenças da formatura do ensino médio



Agora que você já conhece as semelhanças que envolvem as formaturas de graduação e ensino médio, é preciso saber as diferenças. Isso permite que sua turma possa estar mais preparada na organização e planejamento. Confira: 

Tempo de arrecadação 


Na graduação, o tempo está ao lado dos formandos, uma vez que eles começam a se organizar no primeiro ano do curso e tem de quatro a cinco anos para arrecadar o valor necessário. No colegial, as turmas se preparam apenas no terceiro – e último – ano da escola. Dessa forma, tem pouco menos de doze meses para planejar, negociar e levantar os valores necessários. 

Investimento


Em contrapartida, a formatura do ensino médio tende a ser bem mais em conta do que a graduação. Primeiro porque o número de eventos costuma ser menor. Além disso, a quantidade de formandos que participam da festa tende a ser bem maior, o que ajuda a reduzir o valor pago por cada pessoa.

Pré-eventos de formatura 


Os pré-eventos são aquelas festas que costumam acontecer no ano ou até nos meses anteriores à formatura oficial – em alguns casos celebram datas oficiais, como a marca de 100 dias para a festa. Comuns no ensino superior, são raros no ensino médio. 

Normalmente, eles realizam apenas uma viagem com a turma no meio ou no fim do terceiro ano – e, em alguns casos, possui orçamento separado. 

Participação dos pais 


Além disso, os pais e responsáveis exercem uma influência maior na organização das formaturas de ensino médio. Afinal, a maioria dos jovens são menores de idade e não podem se responsabilizar por contratos com fornecedores. Dessa forma, há uma menor autonomia dos formandos em relação à festa da graduação. 

+ QUER MAIS DICAS E INFORMAÇÕES SOBRE FORMATURAS? ACESSE NOSSO FACEBOOK, INSTAGRAM E YOUTUBE!

Na graduação ou no colegial, conte com a tecnologia 



A utilização de soluções tecnológicas na organização da festa na graduação já é comum, mas também pode ser a realidade da formatura do ensino médio. Com o apoio de ferramentas digitais, é possível acelerar processos e permitir que os formandos dediquem mais tempo à organização da festa. 

Nós, da Sua Formatura, oferecemos uma plataforma completa que gerencia diversos aspectos relacionados à festa, desde a arrecadação e controle financeiro até a organização dos fornecedores, além de auxiliar em estratégias de engajamento entre a turma. 

Gostou do texto? Imaginava que a festa no ensino médio pudesse ter tantas diferenças assim? Quer saber mais? Então conte para gente suas dúvidas e aproveite para conhecer nosso blog, com dicas, curiosidades e informações úteis aos formandos.

ebook formatura em 5 passos

Marina Holanda
Marina Holanda

Relações Públicas, especialista em Comunicação Digital, produtora de conteúdo e amante de podcast.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *