Dicas

Faça uma formatura diferente! Confira dicas para inovar na sua festa

Escrito por: Marina Holanda

Todo formando, em algum momento, já pensou e idealizou qual seria a formatura de seus sonhos. Quem nunca quis mudar uma ou outra coisa do que é convencional que levante a mão! Mas hoje é possível inovar e fazer uma formatura diferente, mais com a cara dos formandos e menos padronizada. 

Não é fácil, claro, mas é possível com planejamento, pesquisa e, principalmente, conversa com toda a turma. Com a participação de todos os formandos, dá para levantar o que eles querem mudar no cerimonial e, claro, o que desejam acrescentar ao evento. As opções, como vocês irão ver neste texto, são inúmeras. 

É claro que formaturas costumam variar de turma para turma, mas tradicionalmente consistem em sessão de fotos, baile e jantar. Na tentativa de controlar a festa para que nada dê errado, a comissão coloca ritos e protocolos que mais engessam do que ajudam. Assim, em vez de ser algo memorável, torna-se enfadonho. 

Ainda que exista elementos importantes, como o baile e o jantar, é preciso que a formatura seja agradável e tenha o estilo dos formandos. São eles os personagens principais da noite e, portanto, devem estar à vontade com a comemoração. 

Fazer uma formatura diferente das demais é uma forma justamente de aproximar o evento ao gosto e estilo da turma. Não dá para simplesmente formatar um padrão e esperar que seja seguido por jovens de diferentes perfis. O momento é de comemorar e encerrar um ciclo – então que tenha a cara de quem esperou quatro ou cinco anos por isso!  

Por que inovar na festa? 



Você pode até achar que não, mas até mesmo as festas de formaturas passaram por adaptações ao longo do tempo. Elas incorporam elementos de suas épocas e questões culturais da sociedade em que estão inseridas. Dessa forma, evoluem constantemente, apresentando novos protocolos e descartando outros. 

Essa busca por inovação é importante justamente pela demanda que os jovens têm em aproximar o evento de suas realidades. Não dá para esperar que todo o formalismo inerente a uma turma de formandos em Direito seja idêntica ao de uma classe de outras áreas do conhecimento. Ou até mesmo perfis econômicos, demográficos e sociais. 

Assim, fazer uma formatura diferente não é nada de outro mundo. É apenas uma forma de garantir que os jovens sintam-se representados durante a festa. Além, é claro, de se divertirem como merecem depois de todas as dificuldades durante a graduação. 

+ QUER SABER COMO A PANDEMIA VAI IMPACTAR AS FESTAS DE FORMATURA? CLIQUE AQUI

Veja como fazer uma formatura diferente!



Com planejamento e pesquisa, é possível encontrar formas de inovar e fazer uma formatura que tenha a cara dos formandos. Confira! 

Mais formatos de pré-eventos 


Estes eventos servem para marcar datas simbólicas relacionadas à formatura. As mais tradicionais são as festas de 50% e de celebração de um ano com churrasco e pool party padrão. Entretanto, algumas turmas inovam e buscam modelos diferentes, como “festas da espuma”, passeios de barcos, piscinas de bolinhas, touro mecânico, entre outras opções. 

After parties temáticas


Da mesma forma que o pré-evento, uma forma de fazer formatura diferente é organizar after parties temáticas. Assim, é possível esticar a festa após o baile tradicional. Aqui, a dica é apostar em temas mais leves, como “samba”, “carnaval” e “praia”, por ser algo que vai acontecer já durante o dia. 

Sessão de fotos personalizadas 


Na hora de tirar as fotos oficiais e para os convites, uma alternativa bem interessante é promover uma sessão de fotos mais divertida e personalizada. Por que seguir com o modelo conservador se o formando pode utilizar elementos que condizem com seus gostos e sua personalidade, não é mesmo? 

Foto: LJ Produções


Entretenimento adicional


Já imaginou oferecer um entretenimento extra para os convidados durante o jantar e o baile de formatura? Pois é, atualmente é possível encontrar fornecedores que oferecem os equipamentos necessários para jogos de salão em formaturas. Assim, jogar dardos, sinuca, pôquer e demais jogos de carteado e temáticas de cassino também podem fazer parte da festa. 

Buffet diversificado 


Um dos pontos mais complicados em uma formatura é definir o cardápio do buffet. É praticamente impossível querer agradar a todos os gostos. Por conta disso, uma novidade é criar espaços temáticos no salão da festa. Assim, em vez de ter um cardápio único, o formando e seus convidados podem se servir com diferentes gastronomias, como italiana, mexicana, árabe, nordestina, entre outras. 

+ QUER MAIS DICAS E INFORMAÇÕES SOBRE FORMATURAS? ACESSE NOSSO FACEBOOK, INSTAGRAM E YOUTUBE!

Inovação começa na gestão da formatura!



O que achou do texto?! As opções para fazer uma formatura diferente e inesquecível são muitas! 

Para isso, é preciso que a turma de formandos inove desde o início, fazendo a gestão adequada da festa. Para isso, a tecnologia pode ajudar! Nós, da Sua Formatura, temos uma plataforma on-line completa que facilita a organização, gestão e arrecadação da formatura. Assim, os jovens têm mais tranquilidade para fazer as melhores escolhas! 

Quer saber mais como podemos ajudar? Então acesse nosso blog e aproveite para baixar o nosso e-book sobre como organizar a melhor formatura de todos os tempos!

Marina Holanda
Marina Holanda

Relações Públicas, especialista em Comunicação Digital, produtora de conteúdo e amante de podcast.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.