Carreira

Passei na faculdade! Veja dicas para conseguir um estágio rapidamente

Escrito por: Marina Holanda

Passar no vestibular e começar seu curso preferido é uma sensação maravilhosa! Mas a emoção é ainda maior com a primeira experiência profissional na área. Conseguir um estágio é, certamente, a primeira etapa de uma longa caminhada que todo estudante precisa fazer – e quanto antes ele começar, melhor.  

É claro que não é uma tarefa fácil, mas isso não significa que seja impossível. Mesmo em tempos de pandemia de covid-19 e cenário econômico adverso, há boas oportunidades para jovens, até mesmo para quem está começando a graduação. O importante é ter disposição para buscá-las e encarar os processos seletivos. 

Dessa forma, é possível entrar no mercado de trabalho antes de seus colegas e ampliar o networking. Para quase metade deles (48,77%), é a grande oportunidade de realmente iniciar a carreira profissional e quase dois terços (62,13%) admitem que a principal vantagem é o acúmulo de experiência enquanto estuda. Os dados são do Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube). 

Conseguir um estágio, portanto, é uma tarefa essencial para o estudante que deseja potencializar a carreira e sua própria vivência na graduação. É a chance de testar na prática todo o conhecimento adquirido nas salas de aulas do seu curso – e ainda ter seu próprio dinheiro no fim do mês! 

É importante ressaltar que não há uma receita de bolo para conseguir essa primeira oportunidade rapidamente. Mesmo assim, algumas dicas podem ser úteis nessa busca. Afinal, quando o jovem consegue se organizar, fica mais fácil identificar quais habilidades e competências precisa desenvolver para participar dos processos seletivos. 

+ VEJA COMO DESENVOLVER SOFT SKILLS PEDIDOS NO MERCADO DE TRABALHO! CLIQUE AQUI

Comece com planejamento e organização



O passo inicial consiste em organizar e planejar sua própria vida antes de pesquisar as vagas disponíveis. Lembre-se que também é um estudante, ou seja, as atividades relacionadas à graduação são tão importantes quanto a busca por experiência profissional. É preciso dar conta dessas duas demandas. 

Dessa forma, a primeira dica para conseguir um estágio rapidamente passa pela criação de uma rotina. Reserve um espaço no seu dia para os assuntos relacionados à faculdade, como estudos e tarefas, além das aulas em si. Depois, dedique outra parte de sua agenda para pesquisar e filtrar as melhores oportunidades. 

A tática evita misturar os diversos compromissos e reduz problemas futuros. Já imaginou marcar uma entrevista de emprego bem no horário de uma prova na faculdade? Situação difícil de escolher, não é mesmo? Com planejamento e organização, é possível acabar com esses riscos desnecessários. 

Prepare seu currículo de forma concisa – e verdadeira! 



Depois de planejar sua rotina, é hora de estruturar seu currículo! É o principal documento no mercado de trabalho: por meio dele, os recrutadores irão fazer uma primeira avaliação das competências e experiências listadas e, se continuarem interessados, irão chamar a pessoa para entrevistas e até dinâmicas. 

Por conta disso, o currículo precisa ir direto ao ponto para chamar a atenção das empresas e conseguir um estágio. Estruture as informações de acordo com experiência profissional, trajetória escolar, conhecimento em idiomas e uso de ferramentas digitais. Não se esqueça de colocar seus objetivos profissionais conectando àquilo que a vaga oferece. 

Ah, e uma questão óbvia, mas que precisa ser reforçada: em hipótese alguma deve-se mentir no currículo! Todas as informações precisam ser comprovadas por documentos. Não que os recrutadores irão pedir isso na entrevista. Mas o estrago para a reputação pode ser grande se descobrirem que você não tem tal habilidade que dizia ter. 

Monte uma rede de contatos para conseguir um estágio mais rápido 



A partir daí, é hora de pôr a mão na massa! Com horário próprio para isso e definição de competências e habilidades, o estudante está pronto para buscar, filtrar e pesquisar as melhores oportunidades para seu perfil. Mas é aqui que muitos se perdem: onde é possível encontrar essas vagas? 

Aqui, o jovem já aprende uma importante lição para sua carreira: a influência da rede de contatos. Para conseguir um estágio logo nos primeiros anos de graduação, é imprescindível buscar fontes que anunciam as melhores vagas e, ainda por cima, possam ajudar com dicas e mais informações aos candidatos. 

A própria faculdade é uma opção interessante. Por meio de murais e quadros de avisos (ou em e-mails e grupos de WhatsApp durante a pandemia), sempre há ofertas de estágio, além de algumas oferecerem núcleos justamente com esse fim. Conversar com professores e os alunos veteranos também é uma boa dica para ficar atento ao mercado. 

+ QUER MAIS DICAS E INFORMAÇÕES SOBRE FORMATURAS? ACESSE NOSSO INSTAGRAM E YOUTUBE!

Agilize procedimentos relacionados à faculdade



Para ganhar mais tempo na busca e conseguir um estágio, também é recomendado contar com o apoio da tecnologia. Os estudantes podem buscar soluções que agilizam procedimentos e facilitam o dia a dia em questões importantes. É o caso, por exemplo, das decisões que envolvem a formatura, que acompanham a turma desde o primeiro ano do curso. 

Nesse sentido, nós, da Sua Formatura, oferecemos uma solução que cuida de diversos assuntos relacionados à organização da festa. Com ela, é possível planejar desde a arrecadação e a parte financeira até mesmo a negociação de fornecedores e relacionamento com os colegas. Isso permite que o formando dedique mais tempo a outras tarefas, como o estágio. 

Gostou do texto? Faltou alguma dica? Compartilhe sua experiência com a gente! Entre em contato conosco e aproveite para saber como organizar a melhor formatura de todos os tempos!

ebook formatura em 5 passos

Marina Holanda
Marina Holanda

Relações Públicas, especialista em Comunicação Digital, produtora de conteúdo e amante de podcast.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *