Organização

Como a comissão pode utilizar um perfil de formatura nas redes sociais?

Escrito por: Marina Holanda

Não importa o tamanho da turma ou o tipo de curso: o sucesso da comissão de formatura passa pela transparência nas decisões que envolvem todos os formandos. Saber comunicar as novidades da festa é o grande segredo – e, para isso, uma das melhores estratégias é criar um perfil de formatura nas redes sociais

A comunicação entre os membros da comissão e os demais integrantes da sala deve ser uma via de mão dupla. Isto é, as pessoas interessadas na festa precisam saber todas as novidades referentes ao evento, mas também devem ter a possibilidade de expor suas opiniões e desejos sempre que possível. 

A questão, porém, é como fazer isso de forma organizada e sem comprometer a agenda dos estudantes. Por muito tempo, os formandos apostaram em reuniões na própria universidade antes das aulas, mas raramente chegavam a um consenso. Grupos no WhatsApp também se revelam problemáticos para manter o foco da discussão. 

O avanço das plataformas de mídia social, contudo, possibilitou uma boa oportunidade de comunicação para os membros da comissão. Um perfil de formatura nas redes sociais, por exemplo, pode criar fóruns de discussão em posts específicos, disponibilizar arquivos de mídia como vídeos (ideal para conferir serviços de fornecedores), entre outros pontos. 

Com essa medida, a comissão consegue manter um espaço de diálogo aberto com os demais colegas, além de centralizar o local para dúvidas, pedidos e informações. Assim, o trabalho será bem mais transparente e colocará todos na mesma página para garantir a festa dos sonhos no fim da graduação. 

+ QUER SABER MAIS SOBRE A COMISSÃO DE FORMATURA? CONFIRA! 

A importância das redes sociais na comunicação da formatura 



Três fatores explicam a importância das plataformas de mídias sociais na estratégia da comissão de formatura. O primeiro deles é a abrangência. A grande maioria dos brasileiros está familiarizada com esse ambiente. A pesquisa Global Digital Overview 2020, realizada pelo site We Are Social, mostra que passamos 3 horas e 31 minutos por dia conectados a elas!

O segundo motivo é a praticidade. Como citado anteriormente, um perfil de formatura nas redes sociais reúne, no mesmo ambiente, interação, comunicação, compartilhamento de diferentes arquivos de mídia, agenda, alertas, entre outras opções. Ou seja, atende diferentes finalidades referentes à organização do evento. 

Por fim, é a melhor forma de criar uma conexão ainda maior entre todos os formandos. Afinal, a turma terá uma página própria para debater novidades, trazer ideias e comentar o que gostam ou não das decisões referentes à formatura. 

Confira passo a passo para criar um perfil de formatura nas redes sociais



Fazer uma página ou um perfil em uma plataforma de mídia social pode até parecer simples e rotineiro, mas não se engane: é uma atividade que exige atenção e cuidado da comissão de formatura. Confira um passo a passo para criar e utilizar este recurso: 

Escolha da plataforma 


O primeiro passo a ser dado pela comissão é escolher em qual plataforma (ou em quais) pretende ter um perfil para trazer as novidades da turma. A maioria opta pela rede social da moda, ou seja, a que está em evidência no momento, mas é preciso levar em conta se é bem aceita pelos formandos para cumprir seus objetivos. 

Definição do trabalho 


Um perfil de formatura nas redes sociais precisa ser atualizado. Assim, é ideal criar uma escala de trabalho e definir algum membro da comissão responsável pela atualização da página. Se a pessoa tiver conhecimento em mídias sociais, ótimo, mas não é um requisito obrigatório. Afinal, há diversos aplicativos que auxiliam na criação de artes e imagens de divulgação, como o Canva. 

Planejamento de conteúdos 


Depois é hora de pensar quais conteúdos serão divulgados nesse perfil. É preciso apresentar novidades da festa e informações importantes. Algumas ideias: divulgação de itens e fornecedores contratados, histórias dos formandos, sorteios e rifas, eventos de arrecadação, avisos, dúvidas frequentes, assuntos relacionados ao dia a dia, entre outros.

Elaboração de pesquisas


Um dos segredos do trabalho em redes sociais é estar constantemente alinhado aos interesses e desejos do público-alvo. Dessa forma, a comissão precisa elaborar pesquisas com a turma para identificar se o perfil está atendendo seus objetivos e até quais assuntos as pessoas querem receber por este canal de comunicação. 

+ QUER MAIS DICAS E INFORMAÇÕES SOBRE FORMATURAS? ACESSE NOSSO INSTAGRAM E YOUTUBE!

Tecnologia potencializa a formatura dos sonhos



Ter um perfil de formatura nas redes sociais é apenas um exemplo de como as soluções tecnológicas podem otimizar o trabalho da comissão e, claro, potencializar a festa dos sonhos. Por meio de automação de processos e centralização na gestão, os formandos conseguem tomar as melhores decisões sobre o evento. 

Nós, da Sua Formatura, podemos mostrar como o ambiente digital funciona no dia a dia da organização! Disponibilizamos uma plataforma completa que gerencia diversos procedimentos, desde a arrecadação e gestão financeira até a organização dos fornecedores, além de auxiliar em estratégias de engajamento entre a turma. 

O que achou do texto? Sua turma já criou um perfil ou página nas redes sociais? Conte para a gente a sua experiência e aproveite para conhecer um pouco mais sobre a importância do marketing na comissão de formatura! 

Marina Holanda
Marina Holanda

Relações Públicas, especialista em Comunicação Digital, produtora de conteúdo e amante de podcast.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.