Comissão

Como a comissão pode tomar as melhores decisões para formatura?

Escrito por: Marina Holanda

Você já parou e pensou na quantidade de informações que o formando precisa encarar para ter a festa perfeita? Fornecedores, contratos, receitas, despesas… ufa! As melhores decisões para formatura não caem do céu. É preciso pesquisar, se planejar, organizar e arregaçar as mangas para alcançar esse objetivo. 

Isso tudo enquanto encara outros desafios cruciais em sua vida. Há as aulas na graduação, os estudos para provas e trabalhos acadêmicos e a necessária busca por estágio. Convenhamos, é uma situação de pressão que poucos jovens estão acostumados a enfrentar. Muita coisa acontece ao mesmo tempo. 

Entretanto, isso não chega a ser um problema. A rotina não é fácil mesmo e vai ter momentos que o formando vai se sentir sobrecarregado – e é justamente nessa hora que ele precisa evitar qualquer medida relacionada à formatura. A chance de definir algo que não seja tão vantajoso para a turma é maior. 

Para tomar as melhores decisões para formatura, o primeiro passo é formalizar a comissão que vai centralizar a organização da festa. É fundamental definir um grupo de formandos para ficar à frente das negociações e dos processos que envolvem o evento. Este formato agiliza o planejamento e evita atrasos. 

Depois, é necessário criar uma estratégia de trabalho não apenas entre os membros da comissão de formatura, mas também com toda a turma. Quando cada um sabe o que tem que fazer, seja para arrecadar mais dinheiro ou para falar com fornecedores, é possível se preparar com antecedência para os desafios que virão. 

+ NÃO SABE COMO GANHAR A CONFIANÇA DOS FORMANDOS? SAIBA MAIS

A importância da organização 



Imagina a seguinte situação: a comissão de formatura precisa escolher o fornecedor do buffet, um elemento crucial para o sucesso da festa. Contudo, não tem informações compiladas sobre as empresas para comparar, não há uma visão clara do que a turma quer e, pior, tampouco um orçamento elaborado sobre quanto pode gastar! 

A chance de algo dar errado é gigantesca! Dessa forma, o segredo de quem toma as melhores decisões para formatura passa justamente pela capacidade de organização. Quem se planeja consegue ter as melhores informações em mãos e, consequentemente, embasar suas escolhas em dados e pesquisas. 

Isso é missão dos membros da comissão de formatura, que precisam manter uma rotina de trabalho capaz de dar conta de todas as demandas que surgirem. Além disso, alguns hábitos ajudam a tomar as medidas mais adequadas para o desejo e as vontades da turma.

Quatro dicas para tomar as melhores decisões para formatura 



Decidir sobre um evento que será marcante para a vida das pessoas não é uma tarefa das mais fáceis. Porém, é possível torná-la menos desafiadora. Confira quatro dicas que auxiliam os formandos a pensarem e planejarem melhor a festa de formatura.

Converse com os membros 


O presidente da comissão é o responsável pelas decisões, mas isso não significa que precisa centralizar tudo em si! É essencial conversar com os outros membros do grupo, ouvir opiniões diferentes e pôr assuntos em discussão. Ao fazer isso, consegue pesar os prós e contras com mais facilidade. 

Informe-se com especialistas


Para tomar as melhores decisões para formatura é recomendável que o formando busque informações com especialistas. Se há dúvidas sobre assuntos relacionados às finanças, marketing e jurídico, vá atrás de quem pode esclarecê-las antes de assinar qualquer documento. 

Seja transparente com a turma 


Também é importante ser sincero e transparente com toda a turma. Afinal, a festa é de todos e não apenas da comissão. Questões menos importantes, evidentemente, podem ser decididas somente pelos membros, mas assuntos mais sérios, como decoração e fornecedores, devem ser debatidos com os colegas para ouvir seus desejos e opiniões. 

Mantenha a calma e a paciência


Já ouviu o ditado de que a pressa é a inimiga da perfeição? Pois é, a rapidez nunca foi uma boa conselheira para tomar decisões. Lembre-se que a festa de formatura é um dos pontos altos da vida da pessoa. Portanto, antes de decidir algo, reflita bastante, pondere e tome o tempo que precisar para chegar a um cenário vantajoso para a turma. 

+ QUER MAIS DICAS E INFORMAÇÕES SOBRE FORMATURAS? ACESSE NOSSO FACEBOOK, INSTAGRAM E YOUTUBE!

Tecnologia também ajuda! 



As melhores decisões para formatura são aquelas em que os formandos conseguem atender suas vontades e objetivos. Eles não devem encarar sozinhos uma pressão deste tipo em suas costas. Dessa forma, contar com o apoio de uma plataforma on-line pode ser decisivo para automatizar processos e poder ter tempo para pensar e decidir assuntos mais importantes.  

Nós, da Sua Formatura, oferecemos uma solução que cuida de diversos assuntos relacionados à organização da festa. Facilitando desde a arrecadação e parte financeira até mesmo a negociação de fornecedores, além de auxiliar em estratégias de engajamento entre a turma. 

Gostou do texto? Como é o processo de decisão da comissão de formatura da sua turma? Qualquer dúvida, entre em contato conosco e saiba mais sobre os detalhes da festa que você não pode esquecer

ebook formatura em 5 passos
Marina Holanda
Marina Holanda

Relações Públicas, especialista em Comunicação Digital, produtora de conteúdo e amante de podcast.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *