Comissão

Como melhorar a adesão da formatura?

Escrito por: Marina Holanda

A formatura é o ponto final da graduação para os estudantes, mas envolvê-los nos processos e decisões sobre o tema não é tarefa simples. Um dos principais desafios da comissão de formatura é justamente garantir a maior adesão de seus colegas e permitir que a festa dos sonhos se transforme em realidade. 

A medida é essencial para todas as turmas, independentemente do período ou do curso escolhido. Com mais pessoas participando, o planejamento fica mais fácil, há melhores estratégias de arrecadação e até a oportunidade de negociar e encontrar melhores fornecedores para os serviços. 

Contudo, o que se vê atualmente é o velho hábito dos brasileiros em deixar tudo para a última hora. Mesmo com o esforço da comissão, ainda são poucos os alunos que se envolvem com o tema antes do último ano. Dessa forma, o planejamento dá lugar à correria, gerando reclamações e dificuldades ao estruturar a festa. 

O cenário de pandemia agravou ainda mais a situação. As incertezas econômicas provocadas pela covid-19 também afetam o mercado de formaturas. Hoje, percebe-se um receio maior dos estudantes em assumirem compromissos a longo prazo relacionados a sua formatura – mesmo para turmas que estão no primeiro ano em 2020. 

O que eles não desconfiam é que as principais dificuldades seriam resolvidas se aderissem à formatura com bastante antecedência. Afinal, há mais pessoas para ajudar na arrecadação, buscar alternativas e pensar em soluções. Somente juntos é possível organizar uma festa inesquecível. 

Quanto antes, melhor



O segredo para a comissão aumentar a adesão da formatura tem tudo a ver com a antecedência. Quanto mais cedo eles se mexerem, formarem a comissão e iniciarem a arrecadação, melhor será a festa de formatura lá na frente. 

Hoje, observa-se que a maior parte dos formandos quer entrar na formatura apenas quando tem certeza de como e quando vai ser a celebração. É um erro! Pois, deixar essa escolha para depois, pode fazer com que a decisão seja tomada tarde demais – com o aluno pagando mais caro ou até ficando de fora.

+ QUER SABER MAIS SOBRE A COMISSÃO DE FORMATURA? CLIQUE AQUI!


Além disso, há outras dificuldades. Alguns colegas não querem se comprometer porque pensam na possibilidade de trocar de curso e/ou de faculdade. Outros temem assumir compromissos financeiros sem ter um trabalho e, consequentemente, dinheiro para arcar com as parcelas. 

É preciso, portanto, encontrar alternativas e soluções para diminuir a preocupação dos colegas de sala. Quanto mais confiança e informação eles tiverem dos processos e procedimentos, mais rapidamente ele aceita fazer parte de um momento único em sua vida. 

As cinco dicas para a comissão melhorar a adesão da formatura 



Dessa forma, cinco dicas surgem como essenciais para a comissão de formatura diminuir o receio de todos. São pontos que melhoram a confiança, trazem transparência e reforçam a segurança aos indecisos. Confira: 

Arrecadação adiantada: a primeira dica está relacionada à gestão financeira da formatura. O segredo é começar a arrecadar dinheiro o quanto antes, se possível já no primeiro ano. Assim, fica mais fácil diminuir o valor das parcelas de pagamento e garantir um valor mais adequado ao perfil dos estudantes. 

Retorno do valor pago: se a preocupação do estudante é ter prejuízo caso resolva trocar de faculdade ou até de curso, o recomendado é oferecer alternativas. Um exemplo útil é definir um período de desistência, em que a pessoa recebe 100% do dinheiro de volta. Dessa forma, o estudante pode participar sem medo. 

Planos diferenciados: outro problema é a dificuldade que muitos jovens têm em arcar com as parcelas, mesmo começando a arrecadar cedo. Uma opção que a comissão de formatura pode propor é a criação de planos diferenciados de adesão, com alternativas em que o interessado participa de menos eventos e paga um valor mais em conta. 

Apresentação: propaganda é a alma do negócio, inclusive na formatura. Apresente aos seus colegas todas as propostas, ideias e opções pensadas para a celebração, inclusive com fotos e vídeos de outras formaturas que vocês se inspiraram. A informação aumenta a confiança e gera mais empolgação na turma. 

Visibilidade aos participantes: ninguém quer ficar de fora de algo que toda a turma está participando. Conforme as pessoas vão aderindo ao plano de formatura, dê visibilidade a elas, mostrando as vantagens que receberam ao aderirem à festa. Isso certamente vai mobilizar os que ainda estão indecisos. 

+ QUER MAIS DICAS E INFORMAÇÕES SOBRE FORMATURAS? ACESSE NOSSO INSTAGRAM!

Saiba como a Sua Formatura pode te ajudar!



A boa notícia é que a comissão de formatura não precisa encarar esta situação sozinha. As turmas que estão organizando suas formaturas podem contar com o apoio da nossa plataforma Sua Formatura. Desde 2016, já ajudamos mais de 800 turmas a organizarem suas formaturas em todo o Brasil.

A nossa solução não impacta apenas na gestão do evento, mas na maior adesão dos estudantes. Já que, entre as ferramentas disponíveis, estão o convite por link, que agiliza o cadastro, a configuração de inúmeros planos de arrecadação e opções de renegociação e até cancelamento de contrato, se for o caso. 

O que você achou do texto? Sua classe também enfrenta problemas de adesão? Conte para a gente nos comentários!

E aproveite para baixar o nosso e-book “Organizando a Formatura em 5 Passos” para receber mais dicas e informações de como realizar a festa de seus sonhos! Clique aqui e confira!

ebook formatura em 5 passos
Marina Holanda
Marina Holanda

Relações Públicas, especialista em Comunicação Digital, produtora de conteúdo e amante de podcast.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.