Arrecadação

Arrecadação inteligente para formatura: o que é e como fazer?

Escrito por: Marina Holanda

Todo formando sabe que possui a missão de levantar o dinheiro necessário para fazer a festa dos sonhos. Isso está claro para toda a turma. A única dúvida é justamente como fazer isso! Entretanto, mais do que escolher as melhores iniciativas, o importante é apostar em uma arrecadação inteligente para formatura

Conseguir a quantia necessária para pagar o evento é, sem dúvida, a principal dificuldade que os jovens enfrentam na organização . É uma situação que exige preparação e conhecimento. A turma pode até ter dinheiro a mais, mas o que não pode é faltar na hora de pagar os fornecedores. 

Encontrar esse equilíbrio é possível com uma arrecadação inteligente para formatura! Quando os jovens buscam informações, conversam e tomam decisões em conjunto, fica mais fácil de chegar a um valor que condiz com os desejos da sala e, claro, com os preços de todos os serviços. 

Portanto, não há motivo para desespero e nervosismo. Os estudantes não precisam ter profundos conhecimentos em finanças para traçar as melhores estratégias de arrecadação no tempo necessário! Basta se preparar, colocar a mão na massa e contar com o apoio de quem entende do assunto! 

+ VEJA POR QUE SUA TURMA DEVE APOSTAR EM UMA PLATAFORMA DE FORMATURA! CLIQUE AQUI!

O que é arrecadação inteligente para formatura? 



No desejo de garantir a festa dos sonhos, é comum a comissão de formatura disparar para todos os lados. Ou seja, criar diferentes iniciativas para arrecadar o valor necessário para isso. A questão é que nem sempre a quantidade é sinônimo de qualidade. Uma abordagem mais direcionada pode trazer resultados melhores. 

A arrecadação inteligente para formatura é justamente essa capacidade de planejar e buscar soluções ótimas que potencializem o levantamento de recursos. Mais do que arrecadar de qualquer forma, o objetivo aqui é adotar táticas certeiras que ajudam os formandos a pouparem seus esforços. 

Até porque só quem já foi universitário sabe dos perrengues que esses jovens passam ao longo da graduação. Além da formatura, eles precisam conciliar as provas, atividades complementares e as tarefas do estágio! Para dar conta de todas as demandas, somente com bastante inteligência e organização. 

Como fazer uma arrecadação inteligente para formatura? 



Garantir mais inteligência no processo de arrecadação para a formatura não é uma receita de bolo. O ideal é que cada turma encontre métodos que funcionem para suas necessidades e objetivos. Contudo, algumas dicas podem ser úteis para garantir uma organização mais simples e efetiva. Confira:  

1 – Assessoria técnica


O primeiro passo da arrecadação inteligente para formatura é encontrar uma empresa parceira que esteja ao lado da turma nos assuntos mais importantes. Essa medida traz uma sensação de segurança maior para os jovens, que muitas vezes não têm confiança e nem experiência suficiente para tomar decisões. 

O recomendado é buscar empresas que realizam o acompanhamento e assessoria sem tirar a autonomia e o poder de decisão dos formandos. Lembre-se: a festa é de (e para) vocês! Tomem cuidado com prestadores de serviços que praticamente tomam conta da organização e deixam pouco espaço para as vontades dos estudantes. 

2 – Investimento financeiro


O segundo tópico diz respeito à utilização do dinheiro já arrecadado. Na maioria dos casos, a comissão deposita a quantia em contas bancárias próprias para a festa de formatura. O problema é que, dependendo do caso, as taxas cobradas pelas instituições financeiras podem comer um pouco do valor ao longo do tempo, sem oferecer nenhum benefício em troca.

Deixar o dinheiro parado nunca é uma boa escolha! Por conta disso, uma boa assessoria certamente vai recomendar aplicar esse valor em investimentos de renda fixa! Assim, com baixo risco e retorno garantido, é possível ampliar a arrecadação sem ter nenhum trabalho a mais!  

3 – Planejamento detalhado


Não há arrecadação inteligente para formatura sem um bom planejamento! Para saber quanto precisa de dinheiro e quais as melhores fontes de arrecadação, a comissão precisa definir o tipo de festa, os serviços que precisam ser contratados, a quantia necessária e, claro, os recursos que os alunos têm à disposição. 

Essa etapa da organização começa logo no primeiro ano da graduação e deve continuar ao longo de todo o curso! Com um olhar atento sobre as finanças da festa, os formandos podem decidir por cortar elementos ou até acrescentar novos serviços de acordo com sua capacidade de juntar recursos. 

4 – Envolvimento da turma 


Por fim, arrecadações inteligentes são aquelas feitas de forma conjunta! Quando todos os participantes se envolvem nas ações de formatura, é possível ampliar os esforços e alcançar não só melhores resultados financeiros, mas também idealizar soluções mais criativas para a organização da festa. 

Aqui a lógica é simples: quanto mais pessoas participarem das atividades e das ações da comissão, mais fácil para pensar situações diferentes e inovadoras. É igual a qualquer atividade em grupo na faculdade: quando todos se envolvem nas tarefas, o trabalho é feito de forma rápida e eficiente!    

+ QUER MAIS DICAS E INFORMAÇÕES SOBRE FORMATURAS? ACESSE NOSSO FACEBOOK, INSTAGRAM E YOUTUBE!

A melhor assessoria está aqui!  



O primeiro passo para ter uma arrecadação inteligente para formatura é encontrar a melhor assessoria técnica para sua turma. Não é preciso buscar entre as empresas mais tradicionais e cerimonialistas. Com o avanço da tecnologia, é possível encontrar a melhor opção por aqui mesmo! 

Nós, da Sua Formatura, atuamos como uma assessoria para os formandos, apoiando suas decisões enquanto organizam a festa dos sonhos. Cuidamos de diversos assuntos: do planejamento de arrecadação até a negociação com fornecedores e relacionamento com colegas. Tudo para estimular a participação e encontrar as melhores oportunidades! 

Gostou do texto? O que você achou de fazer uma arrecadação mais inteligente? Entre em contato conosco e aproveite para baixar nosso e-book com as melhores dicas para a arrecadação

ebook formatura em 5 passos
Marina Holanda
Marina Holanda

Relações Públicas, especialista em Comunicação Digital, produtora de conteúdo e amante de podcast.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.