Organização

Protocolo do baile de formatura: saiba mais sobre o roteiro deste evento

Escrito por: Marina Holanda

Quando chega ao último ano de uma graduação, a primeira coisa que o aluno pensa é na festa que encerrará esse ciclo. São muitos detalhes que precisam estar alinhados para que tudo saia perfeito e organizado. Para isso, foi criado o protocolo do baile de formatura

Neste evento em que se reúnem os familiares, amigos e diversas classes de formandos, até mesmo de diferentes séries e cursos, um roteiro preestabelecido ajuda no decorrer da comemoração. Afinal, com a emoção do momento, alguns pontos importantes podem ser esquecidos e gerar uma baita chateação depois.

Para que ninguém fique perdido e se apavore quando este sonhado dia chegar, nós trouxemos um passo a passo que vai ajudá-los a se orientar e saber se portar em todos os pontos. Então prepara o vestido longo ou smoking que o baile vai começar!

+ QUER SABER COMO SURGIU A TRADIÇÃO DA FORMATURA? VEJA AQUI!


Protocolo do baile de formatura: Confira o passo a passo


Basicamente são seis pontos principais que compõem o baile. Confira: 

Passo 1 – Entrada


As portas do local escolhido pela comissão de formatura em parceria com os formandos são abertas no horário descrito no convite. É a partir daí que alunos, familiares e amigos podem adentrar o salão de festas e dar início a confraternização.

Passo 2 – Pontos de fotos


Após passar pelas portas, já é possível identificar os pontos onde serão tiradas as fotografias que farão parte do álbum de formatura. Marcados por lindas decorações, estes cenários podem ser utilizados para eternizar as recordações deste evento tanto pelos profissionais como pelos convidados. 

Passo 3 – Mesa


Depois das fotos, o protocolo do baile de formatura prevê que os formandos, suas famílias e amigos caminhem até a(s) mesa(s) que lhes pertencem. Para facilitar, é interessante que haja um mapa ou algum recepcionista que possa orientar e ajudar a localizar os seus lugares onde passarão as próximas horas.

Passo 4 – Buffet e bebidas


Após o aluno e seus convidados estarem estabelecidos em sua mesa, os garçons trazem ou orientam onde eles podem pegar os petiscos que dão abertura ao cardápio escolhido previamente. Normalmente, segue a tradição de entrada, jantar e café da manhã para aqueles que optam por curtir a festa do início ao fim. Diferente do buffet, que obedece horários definidos, os bares costumam ficar disponíveis durante todo o evento. 

Passo 5 – Apresentação


Em algumas regiões do Brasil, é tradicional que os estudantes realizem uma abertura divertida dos momentos dançantes do baile de gala. Com uma música escolhida por eles, entram no palco e fazem uma apresentação, que pode ser em grupo ou individual.

Passo 6 – Valsa


Este é o momento mais emocionante do evento! Acompanhados de seus pais e mães, os formandos são chamados um a um por nome e adentram o salão, recebendo as homenagens de todos os presentes. Após brindar, dançam a valsa com os pais, padrinhos e madrinhas e outros convidados especiais. 

Passo 7  – Festa


Depois de cumprir todo o protocolo do baile de formatura, é hora de curtir a festa e as atrações musicais que foram escolhidas previamente pela comissão e alunos. Comandada por um DJ ou banda, a comemoração dura até de manhã.

+ QUER MAIS DICAS E INFORMAÇÕES SOBRE FORMATURAS? ACESSE NOSSO FACEBOOK, INSTAGRAM E YOUTUBE!

Dicas para aproveitar sem preocupações


Se existem muitos detalhes no baile de formatura, imagine na preparação dos formandos para o evento. São compromissos como pegar o traje, fazer a produção de cabelo e maquiagem, definir o transporte de todos para o local da festa, entre outros, que não podem sofrer intercorrências.

Para que tudo saia perfeito, a melhor escolha é organizar antecipadamente tudo o que for possível no protocolo do baile de formatura. Defina o horário em que vai começar a se arrumar, agende o horário no salão de beleza, estabeleça que horas sairá de casa, etc, e dê uma margem de atraso para possíveis imprevistos.

Outra boa estratégia é listar tudo o que precisará utilizar neste dia para se preparar para a festa. Inclua até mesmo as roupas, maquiagens, acessórios, sapatos, abotoaduras, para que nada se perca na correria do momento.

Opte por marcar de sair de onde estiver com ao menos 30 minutos de antecedência do horário planejado para estar no evento. O trânsito pode estar congestionado, alguém pode se atrasar ou então furar um pneu no meio do caminho. Por isso, é melhor prevenir.

Determine com antecedência como vai se deslocar para o salão de festas. Caso vá de carro, cheque se está abastecido e se a documentação está válida. Se escolher ir de táxi ou por aplicativo, confira se o cartão está cadastrado ou se tem dinheiro para pagar a corrida. Se optar por contratar um transporte, marque com o motorista para que chegue antes de todos que irão com você.

Por fim, verifique se está com tudo que vai precisar quando chegar no local. Confira se os convites de todos estão em mãos, se vai levar um batom na bolsa para retocar ou um pente para ajeitar o cabelo antes das fotos. São estes detalhes que fazem a diferença na tranquilidade do seu evento.

Conte com quem sabe tudo de formaturas


Conhecendo não só o protocolo do baile de formatura, mas todos os passos para que este evento saia como o sonhado, nós, da Sua Formatura, oferecemos aos formandos e comissões de formatura uma plataforma on-line completa de soluções que auxiliam neste momento tão importante de suas vidas. Também oferecemos em nosso blog diversos conteúdos para auxiliar no processo de arrecadação, escolha dos fornecedores, resolução de conflitos na comissão, entre outros. Aproveite também para conhecer os cinco passos da organização de formatura aqui!

ebook formatura em 5 passos
Marina Holanda
Marina Holanda

Relações Públicas, especialista em Comunicação Digital, produtora de conteúdo e amante de podcast.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.