Organização

O que fazer se minha formatura for adiada?

Escrito por: Marina Holanda

A COVID-19 chegou e pegou todos nós de surpresa com um cenário de distanciamento social e impacto em cada parte das nossas vidas. Provavelmente você passou os últimos meses em casa, talvez até tendo as aulas de forma online e trabalhando em esquema de home office. 

Além de todas as preocupações e incertezas que uma pandemia naturalmente traz, ainda tem um detalhe que você deve estar pensando diariamente: “E a minha formatura?”. Pois é, o distanciamento social imposto pelo coronavírus acabou colocando um ponto de interrogação na realização de eventos próximos, inclusive as formaturas que já estavam marcadas para esse ano.

Pensando nisso, hoje vamos dar algumas dicas e informações importantes para você saber o que fazer se sua formatura precisar ser adiada.

Vou ter que adiar a formatura?



Primeiro, a sua formatura vai realmente ter que ser adiada? Se ela estiver marcada para 2020 ou início de 2021, a resposta é “sim, muito provavelmente”. 

É difícil prever com certeza quando os eventos serão liberados, mas é pouco provável que eventos de médio e grande porte voltem a acontecer este ano. Então, se sua formatura está marcada para meses próximos, adiar logo é a melhor opção. Dessa forma, sua turma vai ficar mais tranquila e vocês já podem começar a reorganizá-la baseada em uma nova data, mais para frente.

Se a sua formatura está marcada para o meio ou fim de 2021, a situação está um pouco melhor para você. Até lá, talvez já seja possível realizar eventos desse tipo, porém, algumas mudanças deverão ser necessárias, como diminuir o número de convidados, disponibilizar muito álcool em gel e ser obrigatório o uso de máscaras a certo nível. 

Já se você tem uma formatura marcada para 2022 ou depois, essa não é a hora de se preocupar ainda. Muita coisa pode acontecer até lá, inclusive uma queda gigantesca no número de casos e uma volta à uma rotina quase normal. Ainda é cedo para prever como estarão as coisas daqui a mais de um ano, então pode continuar sonhando com a formatura, mas sempre de olho em qualquer coisa que indique a necessidade de adiar mais um pouco. 

Adiar ou cancelar?



Com certeza já deve ter passado pela sua cabeça a possibilidade de cancelar de vez a formatura, por conta de todas as incertezas que surgiram. Mas vou te contar por que essa deve ser a última opção.

Ao cancelar a formatura, você vai estar jogando fora um sonho e a chance de comemorar com sua turma uma vitória de todos. Principalmente depois desse período complicado, todos vão ter mais motivos ainda para celebrar. Você não vai querer deixar isso passar, né?

Outro ponto muito importante a se considerar é a burocracia e multas a serem pagas para empresas e fornecedores já contratados e até aos próprios formandos. Ao adiar um evento, é possível negociar prazos e pagamentos, de forma que nenhuma das partes saia no prejuízo, porém o cancelamento é algo mais complexo.

Mesmo por um motivo de força maior, como é a pandemia, o contrato ainda continua sendo base da relação. Em caso de disputa judicial, é possível que a justiça considere ambas as partes responsáveis por arcar com os prejuízos e será muito difícil sua turma reaver todo o valor já investido. 

Então, adiar a formatura ainda é a melhor opção, por mais trabalho e ansiedade que possa dar.

O que fazer se precisar adiar?



Mas ok, sua turma conversou e decidiu que adiar é a melhor opção no momento. E agora, como lidar com cada detalhe e quais as mudanças e ajustes que serão necessários? 

Empresa


Se você já tem um contrato fechado com uma empresa de formatura e está arrecadando com ela, então precisa conversar com os representantes sobre as possibilidades oferecidas. Provavelmente a empresa já teve adiamentos de outras turmas e já sabe o que fazer. 

Alinhe uma nova data ou deixe em aberto para decidir mais para frente (lembrando que, nesse caso, sua turma precisará respeitar o calendário da empresa). Sua empresa de formatura deve conseguir negociar com os fornecedores já contratados. 

Em relação ao pagamento, muitas empresas estão aliviando as parcelas nesses meses mais críticos, onde muitos formandos observaram uma queda na renda de suas famílias. É possível negociar um desconto para os próximos meses, onde o valor restante poderá ser dividido nas parcelas futuras. É uma forma da sua turma continuar arrecadando e não precisar desembolsar tanto justamente no momento em que é mais necessário economizar.

Agora um alerta: fique de olho na sua empresa contratada. Com a queda nas realizações de eventos, algumas empresas menos preparadas podem passar por dificuldades e até falirem. Acompanhe de perto e questione, para ter certeza de que sua formatura está segura nas mãos da empresa escolhida. 

Fornecedores


Se você ainda não fechou com uma empresa ou tem alguns fornecedores fechados pela própria comissão, vai precisar entrar em contato com cada um para negociar o adiamento. É importante ter todos os acordos formalizados, nem que seja por e-mail. Assim você fica seguro no caso de qualquer problema futuro.

Talvez alguns itens sejam realmente perdidos, como é o caso de convites já impressos. Nesse caso, o fornecedor pode dar um bom desconto para produção de novos. Vale a pena conversar e ser bem sincero. Todo mundo está no mesmo barco, tentando passar pelas dificuldades causadas pela pandemia. 

Arrecadação


E mesmo com todos esses imprevistos, a arrecadação extra não pode parar! Aproveite a internet e todas as possibilidades que ela oferece para continuar juntando aquele dinheirinho extra para a sua festa.

As opções são muitas. Desde rifas digitais, venda de produtos online e vaquinhas, até verdadeiras festas virtuais, com venda de ingressos (mas cada um na sua casa, hein!). Sua turma também pode organizar palestras online com profissionais renomados da sua área, inclusive com emissão de certificado. 

Nesse tempo, é essencial usar a criatividade para manter toda a turma empolgada e não deixar a arrecadação cair. Logo logo tudo isso passa e vocês poderão comemorar juntos por terem passado por esse período firmes e fortes.

Esperamos que essas dicas tenham ajudado sua turma! Desejamos uma ótima formatura, com muita alegria e saúde. Cuide de você e dos outros para que todos possam voltar e ficar juntos em breve!

como arrecadar para a formatura

Marina Holanda
Marina Holanda

Relações Públicas, especialista em Comunicação Digital, produtora de conteúdo e amante de podcast.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.