Carreira

Saia da faculdade preparado para o mercado de trabalho

Escrito por: Marina Holanda

Você passou por todo o desafio de terminar o colégio, escolher o curso superior e ser aceito na faculdade, mas está achando que a dificuldade acaba por aí? Além de ter que batalhar para terminar a faculdade, você ainda precisa estar preparado para entrar no mercado de trabalho, que está cada vez mais competitivo. É, não é fácil mesmo.

Mas calma, nós separamos algumas dicas para te ajudar a se preparar, ainda na faculdade, para conseguir um emprego logo depois de terminar o curso (ou até antes). 

Saiba onde você quer chegar



Um dos maiores erros de profissionais que não se destacam é não saber qual é o objetivo de carreira deles, ou pelo menos não saber em qual área da profissão eles querem atuar. Isso faz com que eles sejam levados pelas oportunidades que surgem.

Claro, você não é obrigado a saber, ainda na faculdade, exatamente com o que quer trabalhar. Mas pesquise e saiba algumas opções que te agradam mais. Isso vai guiar as suas decisões e te ajudar a saber quais cursos e estágios procurar. 

Procure estagiar cedo



Começar a estagiar nos primeiros períodos da faculdade pode te dar uma vantagem considerável quando o assunto é conseguir um emprego. Se o seu curso permitir estagiar cedo, não espere, comece a procurar vagas assim que possível. 

O período de estágio conta como experiência profissional no currículo e vai te dar muitas vivências do mercado de trabalho que podem te ajudar até a decidir com o que você quer trabalhar de fato. As empresas juniores também são ótimos lugares para pegar experiência e ter um primeiro contato com o dia a dia profissional, veja se elas existem na sua faculdade.

Faça networking



Uma das palavras mais faladas no universo profissional, networking é o ato de ampliar a sua rede de contatos, conhecendo e se fazendo conhecer por pessoas estratégicas. É importante porque pode te abrir muitas portas.

Mantenha uma boa relação com todos que conhecer. Colegas de turma, professores, colegas de estágio, todos eles podem te ajudar a conseguir um emprego no futuro, e vice-versa. Eventos também são ótimas oportunidades para conhecer gente nova e se apresentar a futuros empregadores. 

Estude muito



Se for depender apenas do diploma da faculdade, pode ser que você fique para trás. Busque fazer cursos complementares sobre partes específicas da sua profissão. Existem muitas opções, inclusive à distância e workshops que duram apenas um fim de semana.

Além disso, não precisa se limitar apenas à sua área de atuação. Cursos de oratória, inteligência emocional e liderança podem te ajudar muito a conseguir o primeiro emprego e a se destacar no mercado de trabalho. Ah, não esquece do inglês. Se você não teve a chance de aprender uma nova língua antes, a faculdade é a hora certa de estudar. 

Capriche no currículo



Na maioria das vagas que surgirem, o currículo será a primeira impressão que a empresa terá de você, então ele precisa traduzir muito bem as informações mais importantes que você quer passar. Procure modelos na internet, mas não se contente com os mais simples. Dependendo da sua área de atuação, o currículo pode ser bem elaborado e até um pouco informal. 

Se for enviar um email com o currículo, também escreva uma mensagem educada informando a vaga desejada e anexe o currículo no formato PDF. O e-mail também conta muito para causar uma boa primeira impressão. 

Curtiu essas dicas? Agora é colocar em prática! Se tudo der certo, você já sairá da faculdade com um emprego garantido e muita bagagem nas costas! Todos os aprendizados durante a faculdade são muito importantes e é a melhor época para você se lançar, aprender coisas novas e arriscar, então aproveite! Desejamos todo o sucesso para você.

como montar a comissão de formatura


Marina Holanda
Marina Holanda

Relações Públicas, especialista em Comunicação Digital, produtora de conteúdo e amante de podcast.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.