Arrecadação

Por que escolher a arrecadação independente para a formatura?

Escrito por: Marina Holanda

Sonhar com a formatura perfeita é de graça, mas realizá-la tem seu custo! Para tirar do papel todos os desejos e vontades da turma para a festa, é preciso levantar uma boa quantia em dinheiro. Por isso que muitos formandos estão apostando na arrecadação independente para a formatura

A questão financeira é algo novo para os jovens. Com pouca experiência, eles enfrentam dificuldades na organização do baile. Isso explica, por exemplo, por que muitas turmas decidem contratar os serviços de uma empresa especializada ou de cerimonialistas para auxiliá-los nessas tarefas. 

Ao fazer isso, porém, os formandos perdem autonomia e independência para decidirem sobre o evento. A arrecadação independente para a formatura surge como alternativa justamente para devolver aos jovens a possibilidade de escolha em sua própria festa. Afinal, neste formato, eles assumem a frente e resolvem cuidar das iniciativas para levantar o dinheiro e custear todos os serviços. 

Dessa forma, a turma não precisa pedir aprovação e nem conversar com representantes de fora, se não quiser. A festa de formatura realmente vai ter a cara e o estilo das pessoas mais importantes do evento: os formandos! 

+ CONHEÇA OS PRINCIPAIS CUIDADOS NA ARRECADAÇÃO DA FORMATURA! CLIQUE AQUI

Do que se trata a arrecadação independente para a formatura? 



Sabe aquelas decisões que, em vez de resolver problemas, complicam ainda mais a situação? Pois bem, é o que ocorre em muitos casos quando a sala opta por terceirizar a arrecadação para o baile. Os jovens ficam presos a um contrato que pode prejudicar eles no futuro.  

A arrecadação independente para a formatura busca resolver essa questão. Como o próprio nome sugere, é uma estratégia em que os próprios formandos idealizam e executam todas as campanhas de levantamento dos fundos para a festa. Não há intermediários ou profissionais de fora palpitando.

Isso permite, por exemplo, que os estudantes pensem em alternativas que façam sentido à realidade da turma, como planos diferenciados para estimular a adesão e alternativas inovadoras, como crowdfunding ou bazar de produtos. Quem organiza tudo isso é a própria comissão, que já fica responsável pela administração das finanças da festa.

 

Como pode ajudar a turma? 



Com os formandos à frente da arrecadação, a principal vantagem é justamente a autonomia que essa medida proporciona. Eles podem escolher as melhores opções para levantar a verba necessária de acordo com o perfil e o interesse dos colegas, além de ter liberdade para contratar a empresa no momento que acharem mais seguro. 

Dessa forma, a arrecadação independente para a formatura possibilita que a turma possa ampliar o valor levantado para a festa com estratégias que fazem mais sentido para os participantes. Por quê insistir no pagamento de parcelas caras se os formandos sabem que podem conseguir mais com bazares e vendas de rifas, por exemplo? 

Além disso, é uma tática que possibilita maior engajamento dos estudantes. A lógica é simples: para ter a formatura dos sonhos, os formandos precisam colocar a mão na massa e ir atrás dos recursos necessários. Isso estimula um envolvimento entre todos os colegas, com cada um fazendo sua parte para atingir as metas. 

Por que ela é importante 



Em um cenário de mudanças provocadas pela pandemia de covid-19, torna-se fundamental que o grupo concentre todas as decisões sobre a formatura. Infelizmente, a instabilidade econômica dificultou a operação de muitas empresas do setor, que podem não ter condições de realizar aquilo que foi programado em contrato. 

É comum, por exemplo, companhias utilizarem o dinheiro da festa de uma turma para compensar eventuais buracos de outro grupo. Mas qualquer imprevisto pode acarretar em graves prejuízos. Por isso, é fundamental manter o planejamento com os estudantes – o que é possível a partir da arrecadação independente para a formatura

Não é novidade para ninguém que o dinheiro é a parte mais importante para a organização do evento. É por meio dele que é possível contratar serviços e até negociar descontos. 

+ QUER MAIS DICAS E INFORMAÇÕES SOBRE FORMATURAS? ACESSE NOSSO INSTAGRAM E YOUTUBE!

Independente sim; sozinho não



A arrecadação independente para a formatura possibilita que os formandos tomem suas próprias decisões sem o apoio de uma empresa ou profissional especializado. Mas isso não significa que precisam ficar sozinhos. É possível contar com o apoio de soluções tecnológicas que automatizam todas as tarefas burocráticas. 

Basta ter a melhor ferramenta disponível! Nós, da Sua Formatura, oferecemos uma solução digital que cuida de diversos assuntos para a turma. Dá para planejar desde a arrecadação, decisões coletivas e até mesmo a negociação de fornecedores e relacionamento com os colegas. E, claro, você conta com o apoio de uma equipe que sabe tudo sobre formatura para te ajudar sempre que surgir dúvidas! 

O que achou do texto? Sua turma já cogitou fazer a arrecadação por conta? Conte suas dúvidas para a gente e aproveite para se cadastrar em nosso site e conhecer um pouco mais do nosso trabalho!

ebook formatura em 5 passos
Marina Holanda
Marina Holanda

Relações Públicas, especialista em Comunicação Digital, produtora de conteúdo e amante de podcast.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.