Dicas

Como organizar sua rotina de estudante

Escrito por: Marina Holanda

Se você é estudante, sabe bem que encontrar tempo para fazer tudo que você precisa pode ser um desafio, ainda mais se já estiver estagiando ou trabalhando. Parece que as 24 horas nunca são suficientes, né?

Mas chegar à vida adulta tem dessas coisas e quem quer se destacar e ser um bom aluno e profissional precisa aprender a gerenciar o próprio tempo, cumprindo com todas as obrigações que assumiu. 

Separamos algumas dicas essenciais que te vão ajudar a organizar a rotina de estudante e a ter um tempinho a mais no seu dia. Dá uma olhada! 

Utilize uma agenda ou app



Parece clichê, mas não adianta confiar só na memória para lembrar de tudo que precisa ser feito. Anotar todos os seus compromissos e entregas, além de te ajudar a não esquecer de nada, ainda vai aliviar sua cabeça de mais uma preocupação: ficar pensando se deixou de fazer alguma coisa.  

Você pode escolher se prefere usar uma agenda física ou um aplicativo para smartphone. Existem vários que podem te ajudar nessa tarefa e ainda vão te mandar notificações e lembretes de tempos em tempos. O maior benefício do aplicativo é a facilidade de colocar novas informações e checar a qualquer momento, já que o celular estará sempre com você. 

Anote tudo, desde aulas, apresentações e saída com os amigos até data de entrega de trabalhos e períodos de estudo. Tendo uma visão ampla de tudo que você tem que fazer, fica mais fácil de se organizar para não perder o prazo de nada.

Defina as prioridades



Deixa eu te contar um segredo? Nem tudo o que a gente pensa que é urgente realmente é. Na hora de definir os seus afazeres do dia, pense bem o que é mais importante e que terá um resultado negativo caso não seja feito.

Pode ser estressante ver sua lista de tarefas cheia e é normal sentir a necessidade de fazer tudo hoje. Mas se você observar direitinho, vai ver que algumas coisas nem são tão importantes assim e podem ser adiadas alguns dias. 

Priorizar o que é realmente importante faz você evitar a procrastinação e te fará mais satisfeito consigo mesmo no fim do dia. 

Encontre o método ideal para você



Existem algumas metodologias que podem ajudar na concentração e na produtividade, principalmente quando você precisa estudar para uma prova ou entregar um trabalho de muitas páginas. 

Algumas técnicas mais conhecidas são o Pomodoro, a Gamificação e o Timebox. Cada uma funciona de uma forma diferente, mas o objetivo é incentivar a concentração e a agilidade. 

Tecnica pomodoro


Vale a pena conhecer mais sobre essas e outras técnicas e ver qual se adequa melhor ao seu perfil. 

Pense mais à frente



Planejar só o dia seguinte ajuda, mas não é eficiente a longo prazo. É preciso ter uma visão mais ampla de todos os compromissos para que a organização dê certo e você não volte à estaca zero com várias tarefas atrasadas. 

Quando utilizar agenda ou app para se organizar, já coloque no calendário as atividades confirmadas de semanas e meses à frente, assim que souber delas. Ao planejar apenas o curto prazo, as chances de precisar correr para entregar alguma coisa no futuro são maiores. 

Defina metas reais



Outra dica muito importante: não ache que você vai conseguir fazer tudo só porque colocou na agenda. Muita coisa pode acontecer entre a intenção de realizar algo e de fato chegar a fazê-lo. Os imprevistos são os maiores vilões de uma rotina de estudante bem organizada e é preciso estar preparado para eles, mesmo torcendo para eles não aparecerem.

Para não atrapalhar sua programação, que foi feita com tanto carinho, procure saber quanto tempo cada tarefa vai levar e deixe uma margem de segurança para a realização delas. Na sua agenda, também deixe períodos de tempo livre em alguns dias para encaixar uma atividade que apareça de última hora. Se nada surgir, pelo menos você terá um período para descansar, o que também é muito importante.

Evite distrações



Sabe quando você achava que iria terminar uma tarefa em três horas, mas se passaram quatro e você ainda está na metade? As distrações podem atrasar sua vida e fazer seu tempo não render como deveria.

São pequenas coisas, como checar o Instagram, responder uma mensagem ou conversar com alguém, que acaba fazendo o tempo escapar e você acaba ficando sem saber o que aconteceu com as muitas horas do seu dia. 

Para evitar que essas distrações te atrapalhem, estude em lugares reservados, com o celular no silencioso e utilizando uma das técnicas citadas acima. Você também pode acompanhar o tempo gasto utilizando o celular (alguns aparelhos já possuem essa função de fábrica) e se policiar para evitar gastar seu precioso tempo com coisas menos importantes. 

A medida que crescemos, as responsabilidades aumentam e é normal se sentir perdido em meio a tantos deveres. Esperamos que essas dicas te ajudem a organizar a rotina de estudante e a ser mais produtivo, tanto nos estudos quanto no trabalho. E se tiver outras dicas que funcionaram com você, deixe um comentário aqui embaixo!

ebook formatura em 5 passos


Marina Holanda
Marina Holanda

Relações Públicas, especialista em Comunicação Digital, produtora de conteúdo e amante de podcast.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.