Comissão

Como ter ideias diferentes para formatura?

Escrito por: Marina Holanda

Todo formando quer ter uma festa que seja a sua cara, mas na hora de decidir o que colocar, a maioria não consegue inovar e sair do tradicional. Pode não parecer, mas ter ideias diferentes para formatura é um dos principais desafios que a comissão enfrenta ao longo de toda a graduação.  

Isso ocorre por diferentes fatores. Primeiro é preciso entender que o planejamento é a longo prazo, ou seja, feito durante todo o curso. Os jovens vivem um grande processo de amadurecimento e mudam suas percepções. Assim, a festa que eles imaginam no primeiro ano da faculdade tende a ser bem diferente da que desejam no último ano. 

Além disso, há também a dificuldade de entrar em um consenso com toda a turma, uma vez que cada participante tem suas preferências e estilos. Sem falar, evidentemente, na dificuldade de conciliar todas as tarefas, como provas, estágio e trabalhos, com a tomada de decisões na comissão. 

Convenhamos, é mais fácil recorrer à festa tradicional para não ter tanto trabalho! 

Mas ainda assim é possível inovar e pensar em ideias diferentes para formatura. Tudo é questão de organização e planejamento. Quando os responsáveis pela festa conseguem criar uma rotina para pensá-la, fica mais fácil de pesquisar e encontrar propostas que fogem da mesmice e garantam uma celebração única para todos! 

+ VEJA CINCO PASSOS ESSENCIAIS PARA ORGANIZAR UMA FORMATURA! CLIQUE AQUI!

A importância de sair da ‘caixinha’



Os formandos vivem um dilema na hora de organizar sua festa de formatura. Ao mesmo tempo em que o evento possui ritos e protocolos que precisam ser respeitados, as turmas desejam colocar suas marcas, fazendo com que a celebração tenha a cara dos jovens e seja única em relação às outras. 

É possível ter ideias diferentes para formatura se pensar fora da caixinha! Mas aí surge a segunda dúvida: como fazer isso? Bom, o primeiro passo é tomar as rédeas da organização. A arrecadação independente, por exemplo, é uma tendência em alta justamente por permitir que os formandos tenham controle de quanto precisam para realizar a festa. 

O segundo ponto é aumentar a adesão dos colegas. Essa medida representa uma segurança financeira à comissão, mas também um maior envolvimento de pessoas e, consequentemente, de visões diferentes! Dedique-se a conquistar cada formando, nem que para isso faça sorteios e brindes, e crie uma rede social para a turma poder conversar! 

Seis dicas que ajudam a ter ideias diferentes para formatura 



Além das recomendações que envolvem a arrecadação e a adesão na formatura, os membros da comissão podem adotar algumas técnicas e medidas para fugir da mesmice e conseguir pensar em situações que garantam uma festa que agrade toda a turma! Confira: 

Pesquisa de interesse


Antes de pensar ideias diferentes para a formatura, é essencial conhecer as vontades e desejos da turma! Uma pesquisa de interesse, por meio de um formulário simples, é suficiente para entender a expectativa e, claro, a disponibilidade financeira de cada um deles para realizar uma festa mais inclusiva a todos. 

Transparência nos serviços 


Criar uma rede social para a turma também ajuda a comissão a mostrar todo o trabalho em fotos e vídeos. Com mais transparência nas tarefas realizadas, o engajamento aumenta e as pessoas, sabendo que tudo está saindo como o combinado, ficam mais confiantes em contribuírem com novas propostas. 

Faça o dinheiro trabalhar pela turma 


Ter maior controle do dinheiro realmente é o que possibilita a comissão ousar e buscar serviços realmente inovadores. Por conta disso, os formandos estão cada vez mais ligados em investir o dinheiro já levantado em diferentes ativos para ter uma grana extra no fim do curso com o mínimo esforço. 

Autonomia de decisão


As comissões estão buscando mais autonomia e poder de escolha com o intuito de levantar ideias diferentes para formatura. Em vez de ficarem presas às opções de uma empresa especializada, as turmas buscam e negociam pessoalmente com os fornecedores que mais lhe agradam. Com o dinheiro em mãos, é possível conseguir grandes vantagens sem estourar o orçamento. 

Assessoria jurídica

Organizar uma festa de formatura por conta própria também traz riscos para os jovens. Qualquer descuido na tentativa de fazer algo diferente pode resultar em endividamento e comprometer o evento! Assim, é essencial buscar apoio jurídico para temas delicados, como abertura de empresa e contratos com fornecedores. 

Apoio da tecnologia 


É claro que para ter autonomia e realizar todas as tarefas que envolvem a comissão, a turma precisa recorrer à tecnologia. É praticamente impossível fazer tudo isso manualmente e ainda ter tempo de pensar em estratégias inovadoras! Os aplicativos e plataformas digitais oferecem segurança e praticidade na organização da festa. 

+ QUER MAIS DICAS E INFORMAÇÕES SOBRE FORMATURAS? ACESSE NOSSO FACEBOOK, INSTAGRAM E YOUTUBE!

Encontre o melhor parceiro tecnológico



As plataformas digitais ganharam espaço nos últimos anos justamente por facilitar as pessoas a buscarem ideias diferentes para formatura. Elas automatizam todas as tarefas burocráticas, permitindo que a comissão possa ter mais tempo para pensar em questões mais estratégicas sem se descuidar da organização. 

Para isso, é fundamental encontrar a melhor ferramenta! Nós, da Sua Formatura, oferecemos uma solução digital que cuida de diversos assuntos para a turma. É possível planejar desde a arrecadação e a parte financeira até mesmo a negociação de fornecedores e relacionamento com os colegas, estimulando a participação e melhorando o orçamento para o evento. 

Gostou do texto? Quais dificuldades vocês sentem na hora de inovar em sua formatura? Conte para a gente nos comentários e aproveite para se cadastrar em nosso site e conhecer um pouco mais do nosso trabalho!

Marina Holanda
Marina Holanda

Relações Públicas, especialista em Comunicação Digital, produtora de conteúdo e amante de podcast.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.