Organização

Colação de grau: conheça todos os ritos e protocolos

Escrito por: Marina Holanda

Depois de anos e anos de muito estudo, o principal objetivo dos jovens é pegar o diploma e finalmente iniciar a caminhada na carreira escolhida. É o ponto alto da vida universitária! Mas antes de pensar na vida profissional, eles têm um último compromisso acadêmico: a cerimônia de colação de grau

É neste ritual obrigatório que os alunos finalmente se formam e estão aptos a iniciarem suas trajetórias profissionais na área cursada. Sem dúvida, um momento de grande emoção que é partilhado com amigos, familiares e demais convidados. Quem nunca imaginou jogar o capelo (o famoso chapéu de formatura) para o alto no fim, não é mesmo? 

A questão é que, em vez de aproveitarem, muitos formandos ficam apreensivos. A quantidade de ritos e protocolos costumam assustar os mais desavisados. Muitos temem esquecer algo obrigatório. Já outros têm medo de se enrolar com as obrigações e cometerem algum mico em público. É o principal pesadelo de quem ainda vai passar por este momento!

Mas calma! A cerimônia de colação de grau pode ser mais simples do que você pensa. É verdade que há situações que precisam ser cumpridas, mas isso não quer dizer que tudo vai dar errado! O mais importante, portanto, é manter a calma e pesquisar mais sobre o assunto dentro da faculdade. 

Nesse sentido, o conhecimento é o principal aliado dos formandos. Quanto mais pesquisar sobre este rito da vida universitária, mais confiante você ficará e, principalmente, estará apto para aproveitar o que esta cerimônia tem de melhor! Continue no texto que nós, da Sua Formatura, passaremos dicas valiosas sobre o tema! 

O que é a cerimônia de colação de grau? 



De forma oficial, podemos entender como uma cerimônia que concede o grau acadêmico ao estudante que cumpriu todos os requisitos ao longo do curso. Em outras palavras: é a conclusão da graduação e garante à pessoa o diploma com o título de bacharel ou licenciatura para atuar no mercado de trabalho. 

A cerimônia de colação de grau é, portanto, um elemento obrigatório dentro da universidade. É possível ser na modalidade “gabinete”, ou seja, quando é feita diretamente no escritório do reitor. Contudo, o mais comum é que a colação seja solene, isto é, realizada em um local e data previamente definidos pela instituição de ensino e com todos os ritos e protocolos.   

Também é importante diferenciá-la da festa de formatura. Enquanto a primeira tem caráter oficial, a segunda é mais festiva, com baile, jantar e toda comemoração que o momento pede! Dependendo da instituição de ensino, é possível realizá-las juntas ou no mesmo dia, mas também há festas de formatura que acontecem semanas depois da colação de grau. 

+ QUER SABER COMO SURGIU A TRADIÇÃO DA FORMATURA? VEJA AQUI!

Quais os principais ritos e protocolos? 



Antes, é importante ressaltar que não há uma padronização para todos os cursos e instituições de ensino. Cada faculdade tem liberdade para definir o roteiro para a colação de grau. O ideal é checar com o departamento de graduação do local em que estuda. Mas via de regra, os principais ritos são:

 

Roupa 


Sim, você vai parecer um pinguim, mas precisa usar a beca preta, o capelo e a faixa na cor do curso que escolheu. Essa vestimenta é praticamente obrigatória para a cerimônia de colação de grau. A cor, contudo, não segue um padrão e costuma mudar entre as instituições de ensino. Então não se assuste se for diferente de outros locais que você acompanhou! 

Patrono e paraninfo 


Antes do evento, a turma precisa escolher o patrono e paraninfo para serem homenageados. O patrono quase sempre é um profissional de renome na área dos formandos e que serve de exemplo para os jovens. O paraninfo, por sua vez, é um professor do curso que estimulou e influenciou positivamente o grupo. 

Solenidade de abertura 


Sim, é cansativo, mas é importante realizar a solenidade de abertura. Um mestre de cerimônia chama os participantes da Mesa de Honra, normalmente com reitor e coordenador do curso. Depois entram os homenageados e os formandos e ocorre a execução do Hino Nacional e Estadual (dependendo da legislação de cada estado). 

Juramento 


Esta é uma das partes mais importantes da cerimônia de colação de grau. É o momento em que a turma jura cumprir de forma ética todas as obrigações da área. A leitura é feita por um formando escolhido pela turma e os demais devem repetir em pé e com a mão direita estendida à frente. 

Outorga do grau


Enfim, o rito mais importante do evento: a outorga do grau. Cada estudante é chamado à mesa para receber o grau e o diploma do curso. Ah, não se assuste: é um diploma simbólico e, na melhor das hipóteses, um certificado de conclusão de curso. O documento oficial estará disponível meses depois. 

Discursos e homenagens 


Depois disso, começam as homenagens. Há uma sessão de discursos, com o orador da turma (escolhido pelos próprios estudantes), do paraninfo e, em certos casos, do patrono. Depois, há entrega de placas e presentes a diversos homenageados, que podem incluir desde familiares até funcionários da instituição de ensino. 

Solenidade de encerramento


Com todas as homenagens realizadas, a cerimônia de colação de grau parte para a solenidade de encerramento. O discurso final normalmente é feito pelo presidente da Mesa de Honra, que pode ser o reitor, o vice-reitor ou o coordenador do curso. Depois, as autoridades saem em cortejo e finalmente os formandos podem extravasar sua alegria!   

+ QUER MAIS DICAS E INFORMAÇÕES SOBRE FORMATURAS? ACESSE NOSSO FACEBOOK, INSTAGRAM E YOUTUBE!

Conte com apoio de quem conhece!



Viu, não é tão difícil assim 😉

Mas para garantir que tudo saia dentro do planejado, principalmente com a festa de formatura, conte com o apoio de quem conhece e pode ajudar! Nós, da Sua Formatura, temos uma plataforma on-line completa com informações e soluções que auxiliam os formandos nesta fase tão importante de suas vidas. 

Gostou do texto? Está mais calmo com a cerimônia de colação de grau? Aproveite também para conhecer os cinco passos da organização de formatura! Clique aqui!

ebook formatura em 5 passos
Marina Holanda
Marina Holanda

Relações Públicas, especialista em Comunicação Digital, produtora de conteúdo e amante de podcast.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.