Organização

Marketing para formatura? É possível e potencializa a arrecadação!

Escrito por: Marina Holanda

A festa certamente é o ponto alto da comemoração dos formandos, mas para que ela seja um sucesso, é preciso seguir alguns critérios. Planejamento e controle financeiro são dois pontos cruciais, mas mesmo um evento bem administrado não vai longe se não houver um trabalho de marketing para formatura desde o início. 

Sim, as técnicas de marketing já consagradas em diversos segmentos podem – e devem – ser usadas pela comissão de formatura ao longo do seu trabalho. Com elas, é possível comunicar todos os passos, engajar os integrantes da turma em diversas ações e até “vender” a ideia para pessoas que ainda se mostravam reticentes a aderir ao plano. 

Sem esse envolvimento, a festa corre sérios riscos. Tanto financeiros, com a baixa adesão dos formandos e, consequentemente, maior valor das parcelas, quanto afetivos. Afinal, o número de pessoas pode ficar abaixo do planejado, criando uma vibe estranha entre os participantes com a ausência de diversos formandos. 

É esse o ponto que um bom trabalho de marketing para formatura ajuda a resolver. Sua missão é justamente evitar qualquer descontentamento ou falta de comunicação entre os principais interessados na festa. Quanto melhor for a divulgação aos estudantes, menos dúvidas eles terão sobre todos os processos e mais rápido aderem ao plano. 

Portanto, arregace as mangas e comece a pensar desde já na estratégia de divulgação e comunicação da festa de formatura da sua turma. Com antecedência e com as dicas que você vai acompanhar a seguir, conseguirá engajar e envolver todos os colegas no evento.  

+ QUER SABER COMO A COMISSÃO PODE CONQUISTAR A CONFIANÇA DOS FORMANDOS? CLIQUE AQUI!

Por que apostar no marketing para formatura? 



Mesmo os formandos mais jovens certamente já ouviram falar sobre Chacrinha, famoso apresentador de televisão no Brasil entre as décadas de 1960 e 1980. Se não conhecem o personagem, certamente já ouviram uma das frases mais famosas dele: “quem não se comunica, se trumbica”

Essa expressão segue atualíssima e evidencia a importância da divulgação/comunicação. Não importa o que (produto, pessoa, ideia ou marca): para ser reconhecido, é preciso propagar suas qualidades. Essa é a ideia por trás da proposta do marketing para formatura

Segundo o pesquisador Philip Kotler, um dos mais renomados da área, marketing “é a ciência e arte de explorar, criar e proporcionar valor para satisfazer as necessidades de um público-alvo”. No caso da comissão de formatura, portanto, é a estratégia ideal para engajar os demais formandos em torno de um bem comum a eles e buscar alternativas para alcançar estes objetivos. 

Quais técnicas de marketing podem ajudar? 



Bom, agora que a comissão já sabe porque deve criar uma estratégia de marketing, é preciso saber como colocá-la em prática. Algumas iniciativas conseguem combinar simplicidade com eficiência, garantindo um melhor retorno à turma.

Apresentação de lançamento


Se a primeira impressão é a que fica, então é preciso caprichar na hora de apresentar as propostas à turma. Mostre fotos de referência de outras formaturas que podem inspirar, detalhe todos os eventos que terão no decorrer da graduação e conte todas as experiências incríveis que o aluno irá perder se não participar. Também é hora de falar sobre os valores e de que forma os formandos farão os pagamentos.

Descontos e/ou premiações


Depois de fazer a apresentação, a estratégia de marketing para a formatura deve atrair os estudantes aos planos oferecidos. Não é fácil e os preços podem assustar. Contudo, a tática de oferecer descontos ou prêmios para quem entrar cedo é um chamariz importante, assim como evidenciar as diferentes opções de pagamento. 

Perfil em redes sociais 


A formatura é um processo. Seu planejamento acompanha a própria trajetória da pessoa nos quatro ou cinco anos de graduação até chegar à festa em si. Portanto, é preciso manter um canal de comunicação aberto e transparente com a turma. Uma boa dica nesse sentido é a criação de perfis em redes sociais para compartilhar novidades, fotos, vídeos, entre outros.  Essa estratégia é especialmente importante para turmas grandes ou que farão formatura unificada.

Materiais de esclarecimentos


Além dos perfis em redes sociais, também é recomendado à comissão criar diversos infoprodutos para esclarecer as principais dúvidas dos formandos ou explicar determinadas situações, como campanhas de arrecadação extra. Esses materiais podem ser digitais, como vídeos e grupos no WhatsApp, ou até físicos, como panfletos. 

+ QUER MAIS DICAS E INFORMAÇÕES SOBRE FORMATURAS? ACESSE NOSSO FACEBOOK, INSTAGRAM E YOUTUBE!

Busque o apoio de plataformas tecnológicas



Uma boa estratégia de marketing para formatura não é feita sozinha pela comissão. Para conseguir organizar todas as demandas, planejar todos os passos e controlar a arrecadação, é essencial contar com o apoio de empresas de tecnologia que oferecem a solução certa para auxiliar os formandos na tomada de decisão. 

Nós, da Sua Formatura, disponibilizamos uma plataforma capaz auxiliar na arrecadação e na gestão de todos os valores levantados, além de auxiliar na organização dos fornecedores e dos processos.

O que você achou do texto? Quais as principais dificuldades de sua turma para divulgar a festa de formatura? Conte para a gente nos comentários e aproveite para navegar em nosso blog e acessar mais conteúdos sobre o tema.

Marina Holanda
Marina Holanda

Relações Públicas, especialista em Comunicação Digital, produtora de conteúdo e amante de podcast.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *