Dicas
6 dicas para escolher a empresa de formatura
Escrito por: Marina Holanda
Chegou a hora de escolher a empresa para dar andamento na formatura. Essa empresa, também conhecida como cerimonial, será responsável por auxiliar na contratação e gerenciamento dos fornecedores, organizar a produção dos eventos e, em alguns casos, gerenciar a arrecadação, caso sua turma decida por um cerimonial completo.
Infelizmente, os casos de empresas de formatura que não entregam o serviço prometido não são raros. Pior ainda é quando a empresa fecha antes de realizar os eventos e some com o dinheiro dos formandos.
Para evitar esse tipo de situação que, com certeza, arruinaria o sonho da formatura, separamos algumas dicas para você saber como escolher a empresa de formatura certa e de confiança.
1. Pesquise as referências
Antes de tudo, procure as empresas de formatura que prestam serviço na sua cidade. Essa busca pode ser feita na internet ou através de indicações de colegas e conhecidos.
Faça a lista das empresas que encontrou e procure os eventos que eles já realizaram, veja fotos e depoimentos nas redes sociais. Se conseguir falar com um ex-formando que já utilizou os serviços da empresa, melhor ainda. As palavras do próprio cerimonial podem ser inventadas, mas com certeza um ex-cliente compartilharia uma experiência ruim, se tiver passado por algum problema.
Também vale observar se a empresa tem capacidade para realizar um evento do porte que a sua turma deseja. Para formaturas pequenas, empresas de pequeno porte podem ser até mais indicadas, por oferecerem um preço menor. Já para formaturas grandes, vale mais a pena ir nas empresas já consolidadas no mercado e que possuem uma estrutura melhor.
2. Analise todos os detalhes
Só o site e as redes sociais não são suficientes para ter uma ideia real da qualidade da empresa. Por isso, observe também outros detalhes, como pesquisar o CNPJ para ver se ela está devidamente registrada e ativa, ou seja, se ela está autorizada a prestar o serviço proposto.
Além disso, procure no Reclame Aqui por problemas que clientes já possam ter enfrentado e veja se eles foram resolvidos. Provavelmente empresas menores não terão nenhuma reclamação neste site, porém não significa que elas sejam perfeitas.
3. Relacionamento é importante
Selecionou algumas empresas que se saíram melhor? É hora de procurá-las e solicitar um orçamento para a sua turma. Nessa hora, fique atento ao atendimento. Se eles não forem atenciosos nesse primeiro contato, possivelmente serão ainda menos depois que o contrato estiver fechado.
Se possível, vá conhecer o escritório da empresa para ver melhor a estrutura dela. No fim, um aspecto muito importante é como você se sente em relação às pessoas responsáveis pela sua formatura. O relacionamento deve ser amigável e baseado na confiança.
4. Olhe além do baile
O baile de gala realmente é a parte mais esperada da formatura, mas não fique 100% focado nele. Os outros eventos, como colação de grau e aula da saudade, são tão importantes quanto e é preciso ter certeza que a empresa escolhida também irá fazer um bom trabalho neles.
As empresas maiores costumam inovar nos pré-eventos, criando festas temáticas e bem diferenciadas, por isso, procure saber detalhes sobre os eventos que ela oferece e veja se eles se encaixam no perfil da sua turma.
+ QUER SABER MAIS SOBRE OS PRINCIPAIS EVENTOS DA FORMATURA? CLIQUE AQUI!
5. Verifique o orçamento
Chegou a hora de analisar os orçamentos que a comissão recebeu e decidir qual empresa tem o melhor custo x benefício. E não vale se guiar apenas pelo preço baixo, hein! Se a comissão fez uma boa análise das empresas, deve ter as suas favoritas em mente. Caso a empresa favorita tenha cobrado um pouco a mais, vale a pena pedir um desconto ou cortar alguns itens menos importantes para ter a formatura perfeita.
Ao receber o orçamento, veja se todos os itens estão bem especificados e pergunte se tiver qualquer dúvida. Antes de assinar qualquer coisa, verifique se todos os itens prometidos em reunião estão inclusos no orçamento e no contrato. Isso vai garantir que sua turma não tenha surpresas desagradáveis no futuro.
6. Saiba o nível de transparência
Assim como a turma espera que a comissão mantenha todos informados sobre as decisões e o andamento da formatura, a empresa também deve ser transparente com a comissão.
Logo na primeira reunião, pergunte de que forma eles pretendem atualizar os formandos sobre o andamento dos planos para formatura. Da mesma forma que o orçamento deve ser bem explicado, a transparência durante o período de organização é importante para evitar fraudes e prejuízos para os formandos.
Bônus: É importante que a turma toda possa decidir com qual empresa quer fechar, o que deve ser feito em forma de votação. Porém, quanto menos opções você der para a turma, mais fácil vai ser a decisão.
Para isso, a comissão deve selecionar duas empresas que foram aprovadas em todos os critérios e informar quais são os prós e contras de cada uma, para que a escolha possa ser consciente. É possível que alguém pergunte por que uma terceira empresa não entrou na votação, então tenha anotado todos os argumentos para defender a decisão da comissão.
A empresa de formatura é o fornecedor mais importante que sua turma irá contratar, por isso, essa escolha deve ser muito bem pensada. Seguindo todas as nossas dicas e analisando cuidadosamente cada uma das empresas, com certeza sua comissão tomará a decisão certa e terá uma formatura espetacular.
Quer mais dicas para fazer a formatura dos sonhos? Confira nosso Ebook Organizando Formatura em 5 Passos!
Marina Holanda
Relações Públicas, especialista em Comunicação Digital, produtora de conteúdo e amante de podcast.