Dicas
Como escolher o curso da faculdade?
Escrito por: Marina Holanda
Terminar o Ensino Médio não significa que os estudos acabaram, mas sim que novas responsabilidades aparecem, como a escolha do curso da faculdade e do que você quer para o seu futuro, tanto acadêmico quanto profissional.
Se você está terminando o 3º ano, talvez já tenha até escolhido qual profissão seguir. Mas se ainda tem alguma dúvida, separamos algumas dicas para te ajudar a tomar uma decisão mais correta.
1. Encontre seus interesses
Para decidir qual é o curso da faculdade ideal para você, o primeiro passo é listar as suas afinidades. E pode incluir tudo aqui!
No colégio, você gostava de matemática ou curtia mais as aulas de história? Se você não se dava muito bem com os cálculos, pode ser sinal de que os cursos de exatas não sejam a opção ideal, por exemplo. Já quem gosta muito de ler, pode se dar bem em cursos como Jornalismo e Letras.
Busque também os seus interesses mais amplos, como esportes, política ou animais. Anote tudo que prenda sua atenção de alguma forma, pois esses tópicos irão te ajudar a enxergar em qual área do conhecimento você vai se encaixar melhor, eliminando outras opções.
2. Identifique suas habilidades
A próxima etapa é identificar as suas habilidades, no que você se sai bem e realmente gosta de fazer. Tente lembrar se as pessoas te reconhecem por algum talento e veja se esse talento pode ser aproveitado em uma profissão. No tempo livre, quais são as atividades que você prefere realizar?
Analise também as suas dificuldades. Se você é uma pessoa que não consegue ver sangue sem passar mal, pode ser que os cursos de saúde não sejam uma boa ideia, né?
Claro que apenas as habilidades podem não significar nada, pois sempre é possível aprender coisas novas, mas já é um bom ponto de partida.
3. Conheça sua personalidade
Saber como é a sua personalidade pode te ajudar a conhecer um pouco mais sobre você. Cada curso superior, ou cada área de estudo, possui alguma característica mais forte que acaba prevalecendo, como ser extrovertido, prestativo ou ter empatia.
Para isso, realizar alguns testes de personalidade, como o 16personalities, podem te ajudar a encontrar esse denominador comum entre os cursos e cortar aqueles que você não possui afinidade. Se precisar de uma ajuda profissional, também é indicado realizar um teste vocacional com um psicólogo.
Descobrindo sua personalidade, eliminando os cursos que não combinam com você e selecionando algumas opções que se encaixam no seu perfil, fica muito mais fácil escolher aquele que virá a ser sua escolha final.
4. Pesquise os cursos
Já tem uma ideia dos cursos que você se identifica? É hora de pesquisar mais sobre eles. A internet traz infinitas informações sobre cada curso da faculdade, desde as matérias obrigatórias até o mercado de trabalho para aquela área, o que pode facilitar para que você tenha uma escolha mais assertiva da sua carreira.
Buscar dados e informações sobre as profissões é indispensável, pois irá te ajudar a ter uma ideia clara do cotidiano profissional e suas respectivas habilidades e competências. Se possível, converse com alguém que já esteja fazendo a graduação e também quem já trabalha na área. Isso pode ajudá-lo a ter uma visão melhor de como será o seu dia a dia depois que entrar na faculdade.
E aí? Conseguiu ter uma ideia melhor de qual curso superior você quer fazer? Sabemos que essa decisão não é fácil, mas com muita pesquisa e reflexão, você vai poder tomar uma decisão que irá te trazer muita felicidade e sucesso!
Marina Holanda
Relações Públicas, especialista em Comunicação Digital, produtora de conteúdo e amante de podcast.
1 comentário
marcos
Muito bom e útil este site!
Gostei muito.
Parabéns!