Arrecadação
Como evitar a inadimplência na formatura e cobrar o pagamento?
Escrito por: Marina Holanda
A festa de formatura é o ponto alto da graduação e o fechamento de um ciclo importante na vida de todo formando. Todo mundo quer participar, mas conforme o tempo passa, a comissão percebe que muitos têm dificuldade de honrar os compromissos financeiros necessários. É preciso, portanto, evitar a inadimplência na formatura e saber cobrar os colegas quando necessário.
Pagar pouco e conseguir organizar a festa desejada por toda a turma é o sonho de toda comissão de formatura. Contudo, a realidade é um pouco diferente: tudo tem um preço a ser pago. É necessário escolher diversos fornecedores e, no fim, o valor precisa ser dividido entre aqueles que desejam participar.
Assim, quando um formando atrasa o pagamento, promove uma reação em cadeia que vai afetar todo o planejamento e organização financeira da sala. Imagina descobrir meses antes da festa que não há dinheiro para pagar a iluminação, o serviço de som ou até mesmo o buffet!
Portanto, evitar a inadimplência na formatura é uma das principais obrigações da comissão para garantir que tudo saia dentro do planejado. Quando todos pagam em dia, é possível negociar melhores condições com fornecedores e realizar tudo aquilo que a turma deseja para a festa.
Nem que para isso seja necessário cobrar seus colegas, por mais desagradável que isso seja, ou criar iniciativas que estimulem o pagamento dos inadimplentes. O importante é, no fim, todos estarem felizes e com a sensação de dever cumprido.
+ QUER SABER QUAIS SÃO AS MAIORES DIFICULDADES DA COMISSÃO DE FORMATURA? CLIQUE AQUI
Por que a inadimplência ocorre?
O formando mostra empolgação com a formatura, se envolve nas decisões, dá sugestões, mas de repente ele começa a atrasar alguns pagamentos. Primeiro ele paga as parcelas com multas e juros, mas depois a comissão percebe que ele deixou de quitar os boletos mensais, abrindo um buraco no orçamento da turma.
Complicado, não é mesmo? Mas isso não significa que ele é um mau pagador. Pelo contrário, a grande maioria quer manter os pagamentos em dia, mas simplesmente não pode. Em muitos casos por falta de planejamento: não controlam suas finanças pessoais e não conseguem evitar a inadimplência na formatura.
Contudo, é necessário compreender que há inúmeros fatores que podem atrapalhar o pagamento. Ele pode estar passando por um período de aperto financeiro ou até mesmo sua família pode estar com dificuldades de ajudá-lo nesse momento. A comissão precisa estar atenta para identificar estas questões e buscar alternativas que sejam benéficas para todos.
Como evitar a inadimplência na formatura?
Para facilitar o pagamento de todos os formandos, a comissão pode adotar algumas medidas que incentivam a adesão e o compromisso de todos. Confira:
1. Formas de pagamentos acessíveis
A melhor forma de evitar possíveis atrasos é justamente criar condições que facilitem o pagamento integral. Uma alternativa é começar a arrecadar mais cedo para esticar as parcelas e, assim, diminuir o valor pago por mês. A comissão também pode incentivar arrecadações extras individuais, como rifas e vaquinhas.
2. Diferentes planos de adesão
Se o formando não pretende participar de todos os ritos, a comissão pode criar pacotes diferenciados para cada perfil (sem baile, poucos convidados, etc.) e evitar a inadimplência na formatura. Assim, é possível escolher o plano que mais se adequa à sua condição financeira.
3. Pagamento por boletos
O boleto é uma ferramenta importante para os formandos, pois é mais fácil de controlar do que transferências (TED, DOC ou PIX). A comissão deve facilitar o acesso a este meio de pagamento e, principalmente, lembrar que devem ser quitados antes do vencimento. Depois que a parcela vence e os juros são cobrados, fica mais difícil para o formando pagar.
+ QUER MAIS DICAS E INFORMAÇÕES SOBRE FORMATURAS? ACESSE NOSSO FACEBOOK, INSTAGRAM E YOUTUBE!
Preciso cobrar. E agora?
É uma situação chata, sem dúvida, mas que a comissão precisa encarar quando acontecer. Nessas horas, é preciso deixar a amizade de lado e conversar com o inadimplente para encontrar alguma solução. Lembre-se que é preciso manter todas as contas em dia para não ter problemas na festa.
Assim, uma boa abordagem para cobrar e evitar a inadimplência na formatura é mostrar que o atraso prejudica não apenas ele, mas toda a organização e os demais colegas de sala. Por mais que ele tenha a intenção de pagar tudo no fim, é necessário respeitar o cronograma para não afetar o planejamento.
Além disso, é importante compreender este momento e ser flexível sempre que possível. Ninguém quer ficar devendo, então tente oferecer descontos dos juros e multas para facilitar o pagamento – principalmente de quem está bastante atrasado nas parcelas. Porém, tenha cautela para que isso não vire um hábito!
Conte com o apoio da tecnologia!
Gostou do texto? Esperamos que possa ajudar na organização de sua turma!
Para evitar a inadimplência na formatura, conte também com o apoio da tecnologia. Nós, da Sua Formatura, temos uma plataforma que envia lembretes e cobranças automaticamente, além de facilitar o acesso dos alunos aos boletos! Damos uma folga para que a comissão possa se dedicar a outros assuntos igualmente importantes!
Ainda tem dúvidas de como podemos te ajudar? Entre em contato, acompanhe nosso blog e aproveite para baixar nosso e-book com um guia completo sobre como arrecadar para a formatura!
Marina Holanda
Relações Públicas, especialista em Comunicação Digital, produtora de conteúdo e amante de podcast.